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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30286
Tipo: | Dissertação |
Título: | Intervenções mediadas por pares (PMI) e o ensino de comportamentos sociais a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
Autor(es): | Carpi, Karina |
Primeiro Orientador: | Gioia, Paula Suzana |
Resumo: | Uma das principais características de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é o comprometimento do comportamento social, especialmente se esse ambiente social for constituído por pares. A Intervenção Mediada por Pares (PMI, do inglês Peer-Mediated Intervention) tem se mostrado um procedimento eficaz para o desenvolvimento da interação social entre crianças com TEA e seus pares no ambiente escolar. Na presente metanálise, objetivou-se analisar a eficácia dos procedimentos de pesquisas experimentais aplicadas, relatadas em revisões de literatura, que utilizaram PMI com crianças com TEA. Além disso, foram analisados os resultados de generalização e de manutenção dos comportamentos ensinados. Os resultados mostraram que implementar o procedimento de PMI promoveu mudanças no comportamento social de crianças com TEA, apesar de não ter sido identificada a estratégia de PMI mais adequada para determinadas características de crianças com TEA e seus pares. Outro aspecto apontado é que houve lacunas nos estudos, em especial no que se refere aos dados de validade social, generalização e manutenção do procedimento implementado |
Abstract: | One of the main characteristics of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) is the impairment of social behavior, especially if their social environment is constituted by peers. Peer-Mediated Intervention (PMI) has been shown to be an effective procedure for the development of social interaction between children with ASD and their peers in the school environment. In this meta-analysis, we aimed to analyze the effectiveness of applied experimental research procedures reported in literature reviews, which used PMI with children with ASD. In addition, the results of generalization and maintenance of the taught behaviors were analyzed. The results showed that implementing the PMI procedure promoted changes in the social behavior of children with ASD, although the most appropriate PMI strategy for certain characteristics of children with ASD and their peers was not identified. Another aspect pointed out is that there were gaps in the studies, especially regarding social validity, generalization, and maintenance data of the implemented procedure |
Palavras-chave: | Análise do comportamento Intervenção mediada por pares Inclusão social Transtorno do Espectro Autista Behavior analysis Peer-mediated intervention Social inclusion Autism spectrum disorder |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento |
Citação: | Carpi, Karina. Intervenções mediadas por pares (PMI) e o ensino de comportamentos sociais a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30286 |
Data do documento: | 6-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento |
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