REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30286
Tipo: Dissertação
Título: Intervenções mediadas por pares (PMI) e o ensino de comportamentos sociais a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Autor(es): Carpi, Karina
Primeiro Orientador: Gioia, Paula Suzana
Resumo: Uma das principais características de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é o comprometimento do comportamento social, especialmente se esse ambiente social for constituído por pares. A Intervenção Mediada por Pares (PMI, do inglês Peer-Mediated Intervention) tem se mostrado um procedimento eficaz para o desenvolvimento da interação social entre crianças com TEA e seus pares no ambiente escolar. Na presente metanálise, objetivou-se analisar a eficácia dos procedimentos de pesquisas experimentais aplicadas, relatadas em revisões de literatura, que utilizaram PMI com crianças com TEA. Além disso, foram analisados os resultados de generalização e de manutenção dos comportamentos ensinados. Os resultados mostraram que implementar o procedimento de PMI promoveu mudanças no comportamento social de crianças com TEA, apesar de não ter sido identificada a estratégia de PMI mais adequada para determinadas características de crianças com TEA e seus pares. Outro aspecto apontado é que houve lacunas nos estudos, em especial no que se refere aos dados de validade social, generalização e manutenção do procedimento implementado
Abstract: One of the main characteristics of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) is the impairment of social behavior, especially if their social environment is constituted by peers. Peer-Mediated Intervention (PMI) has been shown to be an effective procedure for the development of social interaction between children with ASD and their peers in the school environment. In this meta-analysis, we aimed to analyze the effectiveness of applied experimental research procedures reported in literature reviews, which used PMI with children with ASD. In addition, the results of generalization and maintenance of the taught behaviors were analyzed. The results showed that implementing the PMI procedure promoted changes in the social behavior of children with ASD, although the most appropriate PMI strategy for certain characteristics of children with ASD and their peers was not identified. Another aspect pointed out is that there were gaps in the studies, especially regarding social validity, generalization, and maintenance data of the implemented procedure
Palavras-chave: Análise do comportamento
Intervenção mediada por pares
Inclusão social
Transtorno do Espectro Autista
Behavior analysis
Peer-mediated intervention
Social inclusion
Autism spectrum disorder
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Citação: Carpi, Karina. Intervenções mediadas por pares (PMI) e o ensino de comportamentos sociais a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30286
Data do documento: 6-Out-2022
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karina Carpi.pdf861,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.