Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30264
Tipo: | Dissertação |
Título: | As competências clínicas para as diferentes terapias comportamentais |
Título(s) alternativo(s): | The clinical competencies in different behavioral therapies |
Autor(es): | Vilares, João Eduardo Cattani |
Primeiro Orientador: | Pereira, Maria Eliza Mazzilli |
Resumo: | A Terapia Comportamental, desde seu surgimento na década de 1950, apresenta uma série de divergências internas. Nos Estados Unidos, foi proposto que as terapias comportamentais fossem organizadas em ondas. Cada onda abrange uma série de abordagens e siglas que apresentavam diferentes pressupostos teóricos. Apesar das dificuldades de uma comparação direta entre as propostas psicoterapêuticas americanas e brasileiras, sabe-se que as abordagens americanas exercem diversas influências em psicoterapeutas brasileiros. Essa influência de diferentes abordagens tem levado pesquisadores a afirmar que a área pode acabar se fragmentando ainda mais. O presente trabalho analisou os manuais de diferentes psicoterapias de base comportamental, à luz de uma formação baseada em competências encontradas na literatura, e esclareceu o que tem sido ensinado para os psicoterapeutas pelos proponentes de diferentes propostas americanas (Psicoterapia Analítica-Funcional, Terapia Comportamental Dialética e Terapia de Aceitação e Compromisso) e brasileiras (Terapia AnalíticoComportamental e Terapia por Contingências de Reforçamento). O resultado compilou as competências para cada uma e demonstrou que os aspectos centrais para as abordagens, como determinismo ambiental, avaliação do caso e intervenção,são semelhantes. As diferenças foram notadas no estilo dos autores e nos aspectos teóricos enfatizados, como a filosofia da ciência e a formulação de caso. Esse conhecimento pode facilitar a elaboração de grades curriculares, complementar estudos de processos clínicos e propiciar uma visão crítica para quem se propõe a ser terapeuta comportamental na atualidade |
Abstract: | Since its emergence in the 1950s, Behavior Therapy has presented a series of internal divergences. In the United States, it has been proposed that behavioral therapies should be organized as waves. Each wave covers a series of approaches and acronyms based on different theoretical assumptions. Despite the difficulties of a direct comparison between American and Brazilian psychotherapeutic proposals, it is known that American approaches exert several influences on Brazilian psychotherapists. This influence of different approaches has led researchers to claim that the area may end up even more fragmented. This study analyzed the manuals of different behavioral-based psychotherapies, through the light of training based on competencies found in the literature and clarified what has been taught to psychotherapists by the proponents of different American proposals (Functional-Analytical Psychotherapy, Dialectical Behavior Therapy and Acceptance and Commitment Therapy) and Brazilian (Behavioral-Analytical Therapy and Reinforcement Contingency Therapy). The competencies for each one of the proposals were compiled, and the result demonstrated that the central aspects of the approaches are similar (e.g., environmental determinism, case assessment and intervention). The differences noted were in the authors’ style and in the theoretical aspects emphasized, such as the philosophy of science and case formulation. This knowledge can facilitate the development of curricula, complement studies of clinical processes, and provide a critical view for those who propose themselves to become behavioral therapists nowadays. |
Palavras-chave: | Competências Habilidades Terapia comportamental Terapia analíticafuncional Terapia analítico-comportamental Terapia comportamental dialética Terapia de aceitação e compromisso Terapia por contingências de reforçamento Competencies Abilities Behavioral therapy Functional-analytical therapy Behavioral-analytical therapy Dialectical behavior therapy Acceptance and commitment therapy Reinforcement contingency therapy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento |
Citação: | Vilares, João Eduardo Cattani. As competências clínicas para as diferentes terapias comportamentais. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30264 |
Data do documento: | 2-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
João Eduardo Cattani.pdf | 2,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.