Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29640
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise de procedimentos de ensino do brincar de faz de conta para crianças com TEA: uma revisão sistemática |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of teaching pretend play for children with ASD: a systematic review |
Autor(es): | Natel, Jessika Mota |
Primeiro Orientador: | Gioia, Paula Suzana |
Resumo: | Para pessoas com TEA, o brincar é um comportamento que precisa ser planejadamente ensinado. Estudos experimentais, sob a óptica da Análise do Comportamento, foram produzidos para analisar procedimentos de ensino aplicados a essa população. O objetivo desta pesquisa foi conduzir uma revisão sistemática e analisar as variáveis envolvidas em procedimentos eficazes de ensino do brincar de faz de conta para crianças com TEA, considerando uma taxonomia do brincar, apresentada na literatura da área, para o comportamento sob investigação. Para a busca de estudos aplicados, foram utilizadas as bases de dados PsycInfo, PubMed e Periódicos CAPES, entre os anos 2011 e 2022. Vinte e um estudos encontrados foram analisados quanto: à definição do brincar de faz de conta; aos participantes, aos procedimentos de ensino, ao delineamento experimental, aos resultados que incluíam a porcentagem de acordo entre observadores independentes e de integridade, além de ocorrência de medidas de manutenção, de generalização e de validade social. Os resultados principais indicam que os pesquisadores continuam definindo o comportamento de brincar de faz de conta de forma topográfica ou consideram apenas os eventos antecedentes em sua descrição; os estudos ocorreram, em maior número, em ambientes estruturados e conduzidos por experimentadores, em vez de pessoas do convívio da criança, apesar desse comportamento ocorrer em ambientes naturalísticos. Outro aspecto analisado foi a generalização dos procedimentos, que, apesar de ter sido planejada e medida, foi conduzida em uma ou duas condições experimentais, sem garantir a aprendizagem do comportamento de brincar de faz de conta de maneira generalizada (novas pessoas, ambientes e objetos). Apresenta-se uma sugestão de atualização da taxonomia do comportamento de brincar de faz de conta para pessoas com TEA com mediação de pares, conforme objetivo primeiro desta pesquisa |
Abstract: | For people with ASD, play is a behavior that needs to be planned to be taught. Experimental studies, from the perspective of Behavior Analysis, were produced to analyze teaching procedures applied to this population. The objective of this study was to conduct a systematic review and analyze the variables involved in effective procedures for teaching pretend play to children with ASD, considering a taxonomy of play, presented in the literature in the area, concerning this behavior. For the search for applied studies, the databases PsycInfo, PubMed, and CAPES Periodicals were used, between the years 2011 and 2022. Twenty-one studies found were analyzed regarding the definition of make-believe play; the participants, the teaching procedures, the experimental design, the results that included the percentage of agreement between independent and integrity observers, in addition to the occurrence of measures of maintenance, generalization, and social validity. The main results indicate that researchers continue to define pretend play topographically or consider only antecedent events in their description; studies took place, in greater numbers, in structured environments and were conducted by experimenters, rather than people with whom the child was living, despite this behavior occurring in naturalistic environments. Another aspect analyzed was the generalization of the procedures, which, despite having been planned and measured, was conducted in one or two experimental conditions, without guaranteeing the learning of the behavior of pretend play in a generalized way (new people, environments, and objects ). It is presented a suggestion to update the taxonomy of pretend play for people with ASD with peer mediation, as the primary objective of this study |
Palavras-chave: | Análise do comportamento Transtorno do Espectro Autista (TEA) Brincar de faz de conta Behavior analysis Autism spectrum disorder (ASD) Pretend play |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento |
Citação: | Natel, Jessika Mota. Análise de procedimentos de ensino do brincar de faz de conta para crianças com TEA: uma revisão sistemática. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29640 |
Data do documento: | 15-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jessika Mota Natel.pdf | 775,47 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.