REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29545
Tipo: Dissertação
Título: Análise da eficácia de três tipos de conteúdos de feedback no reconhecimento de emoções em expressões faciais: um estudo baseado em Torres e Gusso (2018)
Autor(es): Ribeiro, Guilherme de Melo Leão
Primeiro Orientador: Gioia, Paula Suzana
Resumo: O feedback é comumente utilizado, nas organizações, com a finalidade de tornar mais provável a emissão de comportamentos desejáveis, mas há poucas pesquisas experimentais sobre a eficácia de diferentes conteúdos de feedback. Esta pesquisa investigou os efeitos de três diferentes conteúdos de feedback sobre o desempenho de 14 participantes, estudantes de graduação em Administração, em uma tarefa de reconhecimento de emoções em expressões faciais por meio de um software de emparelhamento com o modelo arbitrário. Havia uma apostila sobre emoções que podia ser consultada, e entrevistas foram conduzidas ao final. O delineamento experimental foi de linha de base múltipla entre respostas e entre grupos. Os participantes foram divididos em três grupos experimentais (quatro participantes em cada) e um grupocontrole (dois participantes). Cada grupo experimental recebeu um conteúdo de feedback. O grupo-controle não recebeu feedback. Foram analisados: (a) o desempenho de cada participante na linha de base e após feedback, (b) os desempenhos médios dos grupos experimentais frente ao grupo-controle, (c) os desempenhos médios entre os grupos experimentais, de acordo com o conteúdo de feedback, (d) o número de vezes que cada participante consultou a apostila e se a consulta teve efeito sobre o desempenho; e (e) os relatos verbais. Os resultados indicaram aumento da média de desempenho de todos os participantes após apresentação de qualquer conteúdo de feedback e, por meio de estatística inferencial, melhoria nos desempenhos dos grupos experimentais frente ao grupo-controle. A análise sobre a eficácia de cada conteúdo indicou, porém, semelhanças entre os diferentes tipos de conteúdos de feedback. Sugerem-se novas pesquisas para investigar os conteúdos de feedback em outro tipo de tarefa, com mais participantes e tentativas e maior controle metodológico
Abstract: Feedback is commonly used in organizations to make the emission of desirable behaviors more likely, but there is little experimental research on the effectiveness of different feedback contents. This study investigated the effects of three different feedback contents on the performance of 14 participants, undergraduate students in Business Administration, in an emotion recognition task in facial expressions through a computer application that enables arbitrary matching to sample. There was a handbook on emotions that could be consulted, and interviews were conducted at the end. The multiple baseline design between responses and between groups was used. Participants were divided into three experimental groups (four participants each) and a control group (two participants). Each experimental group received feedback content. The control group received no feedback. The following were analyzed: (a) the performance of each participant at baseline and after feedback, (b) the average performances of the experimental groups compared to the control group, and (c) the average performances between the experimental groups, according to the content feedback, (d) the number of times each participant consulted the handbook and whether the consultation had an effect on performance; and (e) verbal reports. The results indicated an increase in the average performance of all participants after the presentation of any feedback content and, through inferential statistics, an improvement in the performance of the experimental groups compared to the control group. The analysis of the effectiveness of each content indicated, however, similarities between the different types of feedback content. Further research is suggested to investigate the feedback contents in another type of task, with more participants and trials and greater methodological control
Palavras-chave: Análise do comportamento
Conteúdo de feedback
Organizational Behavior Management (OBM)
Emparelhamento com o modelo arbitrário
Behavior analysis
Feedback content
Organizational Behavior Management (OBM)
Arbitrary matching to sample
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Citação: Ribeiro, Guilherme de Melo Leão. Análise da eficácia de três tipos de conteúdos de feedback no reconhecimento de emoções em expressões faciais: um estudo baseado em Torres e Gusso (2018). 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29545
Data do documento: 23-Set-2022
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guilherme de Melo Leão Ribeiro.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.