REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29533
Tipo: Dissertação
Título: Efeitos de auto verbalizações e bloqueio no comportamento governado verbalmente com oportunidade atrasada para resposta em crianças
Título(s) alternativo(s): Effects of self-verbalization and blocking on verbally governed behavior with delayed opportunity for response in children
Autor(es): Fernandes, Lucas Felipe da Silva
Primeiro Orientador: Almeida, Paola Espósito de Moraes
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar o efeito do controle convergente de respostas vocais ecoicas e de tato sobre a realização de uma tarefa não-verbal especificada em uma regra, em uma condição de atraso entre a apresentação da regra e a oportunidade para responder. Os participantes foram expostos a três fases: (1) linha de base do seguimento de instruções em oportunidade atrasada para resposta (OAR); (2) treino dos componentes e do controle de estímulos sonoros sobre as respostas verbais de tato e ecoico, envolvidas no controle convergente (Joint Control); e (3) teste do controle convergente das respostas ecoicas e de tato (Joint Control) sobre a emissão da resposta não-verbal especificada na regra, quando há atraso entre a apresentação da regra e a oportunidade de seguir a instrução. Para nenhum dos três participantes foi observada correlação entre as respostas vocais emitidas durante o intervalo entre a apresentação da instrução e a oportunidade de resposta. Variáveis implicadas nos resultados encontrados, comparações com estudos em OAR e Joint Control e possíveis mudanças metodológicas para pesquisas futuras foram discutidas
Abstract: The present study aimed to investigate the effect of convergent control of vocal echoic and tactful responses on the performance of a non-verbal task specified in a rule, in a condition of delay between the presentation of the rule and the opportunity to respond. Participants were exposed to three phases: (1) baseline follow-up of instructions on delayed opportunity for response (DOR); (2) training the components and control of sound stimuli on the tact and echoic verbal responses involved in convergent control (Joint Control); and (3) test of convergent control of echoic and tact responses (Joint Control) on the emission of the nonverbal response specified in the rule, when there is a delay between the presentation of the rule and the opportunity to follow the instruction. For none of the three participants, a correlation was observed between the vocal responses emitted during the interval between the presentation of the instruction and the opportunity to respond. Variables involved in the results found, comparisons with studies in DOR and Joint Control and possible methodological changes for future research were discussed
Palavras-chave: Comportamento governado verbalmente
Oportunidade atrasada para responder
Joint Control
Verbally governed behavior
Delayed opportunity for response
Joint Control
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Citação: Fernandes, Lucas Felipe da Silva. Efeitos de auto verbalizações e bloqueio no comportamento governado verbalmente com oportunidade atrasada para resposta em crianças. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29533
Data do documento: 20-Set-2022
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas Felipe da Silva Fernandes.pdf645,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.