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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29528
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ensino de mando por informação com interrupção de cadeia em indivíduos com TEA vocais ou que utilizam comunicação suplementar e/ou alternativa: uma revisão sistemática |
Autor(es): | Tognozzi, Julia dos Reis |
Primeiro Orientador: | Gioia, Paula Suzana |
Resumo: | Uma das principais características de pessoas diagnosticadas com TEA é o déficit na comunicação. O ensino de operantes verbais tem-se tornado fundamental para essa população, entre eles, o mando. O presente estudo tem como objetivos realizar uma revisão sistemática e analisar 18 estudos selecionadas sobre mando por informação, que utilizam estratégias de interrupção de cadeia comportamental com indivíduos com TEA e comparar a eficácia dos resultados obtidos entre indivíduos que se comunicam por meio vocal com os obtidos por indivíduos que se comunicam por meio de comunicação suplementar e/ou alternativa (CSA). A comparação entre os dois meios de comunicação de crianças com TEA não foi explorada em revisões anteriores. Esta revisão seguiu as diretrizes PRISMA e foi realizada por meio de pesquisa nas bases de dados PsycInfo, Education Resources Information Center (ERIC), MEDLINE e Wiley Online Library. Os resultados indicaram que, em Todos os estudos encontrados, os participantes aprenderam a emitir mandos por informação nas cadeias comportamentais ensinadas, quer participantes que se comunicavam por meio vocal ou quer por CSA. Por conta do número limitado de estudos com participantes que se comunicam por meio de CSA, não foi possível fazer uma análise satisfatória do desempenho desses participantes em relação aos participantes vocais. Na maioria dos estudos os participantes se comunicavam por meio vocal. Os participantes que se comunicavam por meio de CSA apresentaram falhas na generalização, necessitando de modificações nos procedimentos de ensino para que a generalização fosse atingida. O mesmo ocorreu com alguns participantes falantes que apresentavam repertório verbal menos desenvolvido (menos de 100 tatos, inconsistência na emissão de mandos por itens e 20 ou menos intraverbais e intraverbal com apenas um tipo de pergunta) |
Abstract: | One of the main characteristics of people diagnosed with ASD is the deficit in communication. Teaching verbal operants has become fundamental for this population, among them, the mand. The present study aims to carry out a systematic review and analyze the 18 selected studies about mand for information, which use behavioral chain interruption strategies with individuals with ASD and compare the effectiveness of the results obtained between individuals who communicate through vocal means with the obtained by individuals who communicate through augmentative and/or alternative communication (AAC). The comparison between the two media of children with ASD was not explored in previous reviews. This review followed the PRISMA guidelines and was performed by searching the PsycInfo, Education Resources Information Center (ERIC), MEDLINE and Wiley Online Library databases. The results indicated that, in all the studies found, participants learned to mand for information in the behavioral chains taught, participants who communicated through vocal means and through AAC. Due to the limited number of studies with participants who communicate through AAC, it was not possible to make a satisfactory analysis of the performance of these participants relating to vocal participants. In most studies, participants communicated through vocal means. Participants who communicated through AAC showed failures in generalization, requiring changes in teaching procedures for generalization to be achieved. The same occurred with some vocal participants who had a less developed verbal repertoire (less than 100 tacts, inconsistency in mands by items and 20 or less intraverbals and intraverbals with only one type of question) |
Palavras-chave: | Análise do comportamento TEA Comunicação suplementar Comunicação alternativa Mando Behavior analysis ASD AAC Alternative communication Mand |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento |
Citação: | Tognozzi, Julia dos Reis. Ensino de mando por informação com interrupção de cadeia em indivíduos com TEA vocais ou que utilizam comunicação suplementar e/ou alternativa: uma revisão sistemática. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29528 |
Data do documento: | 21-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento |
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