REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29527
Tipo: Dissertação
Título: Ensino de relações entre fonemas, grafemas e imagens e de junção de fonemas no desempenho em leitura recombinativa com pessoas idosas
Título(s) alternativo(s): Teaching of relationships between phonemes, graphemes and images and of phoneme junction in recombinative reading by elderly individuals
Autor(es): Lima, Victor Macedo Alcantara
Primeiro Orientador: Gianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alves
Resumo: O presente trabalho avaliou o ensino das relações entre fonemas, grafemas e imagens de pessoas ou objetos que emitem os sons dos fonemas. Em conjunto ao treino de junção de fonemas no desempenho de leitura receptiva e comportamento textual de palavras de ensino. A pesquisa foi realizada com três idosos residentes do município de São Paulo, que não tiveram acesso à educação formal ou que evadiram o sistema educacional. As etapas de ensino e teste foram: 1. Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey; 2. Pré-treino com cores; 3. Teste de nomeação de letras; 4. Ensino da nomeação de letras; 5. Avaliação inicial; 6. Pré-teste; 7. Ensino da relação entre grafema, fonema e a imagem correspondente; 8. Testes de match-to-sample do fonema com o grafema correspondente (AlCl) e do comportamento textual de grafemas (ClDl); 9. Sondas de recombinação de fonemas; 10. Ensino das relações entre sílabas faladas e sílabas escritas; 11. Sondas de recombinação de sílabas; 12. Ensino das relações entre palavra falada e palavra escrita; 13. Pós-teste e 14. Avaliação final. Entre os três participantes que realizaram a pesquisa apenas P1 foi capaz de finalizá-la. Os demais participantes P2 e P3 tiveram de abandonar a pesquisa devido a problemas laborais e de saúde, respectivamente. P1 apresentou emergência de comportamento textual e de leitura receptiva diante das palavras de recombinação com poucos erros durante as fases de ensino e sem variação completa da posição de todas as sílabas. A participante também demonstrou emergência de leitura recombinativa de sílabas e palavras durante as terceiras e quartas sondas realizadas. P2 demonstrou melhora relevante em seu desempenho após alterações nos procedimentos de ensino desenvolvidos exclusivamente a este, como mudança da fonte utilizada na pesquisa, a inclusão de tarefas de cópia e o número reduzido de relações ensinadas por bloco. P3 evidenciou a necessidade da realização de testes neuropsicológicos com trabalhos voltados a população idosa, devido a seu desempenho ser comprometido por transtornos neurológicos
Abstract: This research assessed the teaching of relationships between phonemes, graphemes and images of people or objects which emit the sounds of the phonemes. In conjunction to the aforementioned, phoneme junction training in receptive reading and textual behavior of previously taught words was done. The research was done with three elderly participants, residents of the city of São Paulo, and who either evaded or had no access to formal education. The stages of teaching and testing were: 1. Rey’s Auditory-Verbal Learning Test; 2. Post training with colors; 3. Letter naming test; 5. Letter naming teaching; 5. Initial assessment; 6. Pre-test; 7. Teaching of relationships between graphemes, phonemes and corresponding image; 8. Matching-to-sample testing of phonemes and corresponding graphemes (AlCl) and of textual behavior of graphemes (ClDl); 9. Phoneme recombination probing; 10. Teaching of the relationships between spoken syllables and written syllables; 11. Syllable recombination probing; 12. Teaching of relationships between spoken and written words; 13. Post testing and 14. Final assessment. Out of the three participants, only P1 was able to finish the whole procedure. The remaining participants, P2 and P3, had to interrupt their participation because of work and health issues, respectively. P1 showed the emergence of textual behavior and of receptive learning when faced with word recombination with few mistakes during the teaching phases and with no complete variation of the positioning of all syllables. She also demonstrated the emergence of recombinatory reading of syllables and words during the third and fourth probings. P2 showed a relevant improvement in performance after a few changes in procedure, designed specifically for him. Changes include changing the font in written materials, including copying tasks and reducing the number of relations taught per block. P3 showed a need for elderly specific neuropsychological testing to be done, being that his performance was compromised by neurological disorders
Palavras-chave: Instrução fônica
Leitura recombinativa
Idosos
Phonic instruction
Recombinative reading
Elder
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Citação: Lima, Victor Macedo Alcantara. Ensino de relações entre fonemas, grafemas e imagens e de junção de fonemas no desempenho em leitura recombinativa com pessoas idosas. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29527
Data do documento: 26-Ago-2022
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