REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29227
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Futebol como símbolo constituinte das identidades coletivas pela psicologia analítica
Autor(es): Souza, Henrique Orsolini Pinto de
Primeiro Orientador: Parisi, Silvana
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar simbolicamente a relação entre o futebol e as identidades coletivas pela perspectiva da psicologia analítica. O futebol foi considerado aqui como um fenômeno cultural coletivamente significativo que mobiliza milhões de espectadores e praticantes por todo o mundo, tornando-se, dessa maneira, de extrema relevância para as ciências humanas. Mesmo assim, foi observada uma lacuna na produção científica, principalmente no Brasil, no que diz respeito ao estudo e pesquisa sobre o tema. A psicologia analítica, por sua vez, oferece visão e recursos únicos que dão a possibilidade de compreender o fenômeno por diversos aspectos levando-se em conta a rica simbologia constelada pela prática e pelo imaginário do futebol. A partir da pesquisa bibliográfica nas áreas da psicologia analítica, sociologia, antropologia e filosofia, o foco manteve-se em como a dinâmica do jogo se relaciona com a dinâmica das identidades coletivas no período moderno e na globalização. Concluiu-se que o evento esportivo funciona de forma ritualística, estabelecendo um drama no qual os espectadores participam através da identificação com o herói e com o grupo pela participaton mystique. Portanto, a dinâmica do futebol constela o arquétipo do herói e reencena o estabelecimento da consciência em relação ao inconsciente e à sombra, estruturando a consciência coletiva ao mesmo tempo em que se vivencia o antagonismo com o adversário através da projeção da sombra. A vitória do time sobre o adversário é a reencenação da vitória do herói sobre seu antagonista, do cosmos sobre o caos, agregando potência simbólica e coesão ao grupo. O formato contemporâneo do jogo permite que os atritos comunitários sejam vivenciados de forma ética e regrada, uma vez que o outro é agredido e eliminado apenas simbolicamente, o que possibilita que as relações sejam estabelecidas de forma democrática e criativa
Palavras-chave: Psicologia analítica
Futebol
Identidade coletiva
Herói e sombra
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Abordagem Junguiana: Leitura da realidade e metodologia de trabalho
Citação: Souza, Henrique Orsolini Pinto de. Futebol como símbolo constituinte das identidades coletivas pela psicologia analítica. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Abordagem Junguiana: Leitura da realidade e metodologia de trabalho) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29227
Data do documento: 1-Jul-2015
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HENRIQUE ORSOLINI PINTO DE SOUZA.pdf500,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.