REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29226
Tipo: Monografia de Especialização
Título: O feminino e as redes sociais: um estudo da psicologia analítica sobre a relação entre o Instagram e a busca pela beleza
Autor(es): Giacomini, Carolina
Primeiro Orientador: Parisi, Silvana
Resumo: O objetivo deste trabalho foi refletir sobre a relação das mulheres atuais com a busca pela beleza à partir do perfil da blogueira Gabriela Pugliesi no Instagram, utilizando como instrumento de análise a teoria da Psicologia Analítica. Trata-se de um trabalho teórico, onde fazemos um cruzamento entre os conceitos da psicologia analítica acerca da mulher/ feminino, a relação histórica da mulher com a busca pela beleza e os comentários das seguidoras de Gabriela Publiesi. Para a análise desses comentários foi utilizado o método de amplificação simbólica. Essa análise demonstrou muitos conteúdos simbólicos presentes nas “falas” das seguidoras, sugerindo uma atenção polarizada para o corpo e com isso um distanciamento da psique, e uma cisão entre sombra e persona. Esses comentários nos fazem refletir sobre um possivel comportamento narcisista da blogueira, assim como um movimento de ecoar de suas seguidoras, que projetam na imagem de Gabriela um ideal de corpo e beleza. Esse espaço virtual de culto ao corpo, parece reduzir a função do mesmo à estética, dificultando que essas seguidoras vivenciem uma relação mais instintiva e de totalidade com seus corpos.
Palavras-chave: Mulher
Feminino
Auto-imagem
Corpo
Instagram
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Abordagem Junguiana: Leitura da realidade e metodologia de trabalho
Citação: Giacomini, Carolina. O feminino e as redes sociais: um estudo da psicologia analítica sobre a relação entre o Instagram e a busca pela beleza. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Abordagem Junguiana: Leitura da realidade e metodologia de trabalho) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29226
Data do documento: 1-Jul-2015
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carolina Giacomini.pdf976,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.