REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28817
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Feminilidade e histeria: uma reflexão psicanalítica
Autor(es): Angelini, Mariana Facanali
Primeiro Orientador: Alencar, Maria Thereza de
Resumo: Durante os séculos XVIII e XIX, a posição da mulher na sociedade era definida por ocupar um lugar central na família, sendo que a maternidade era a única via de expressão de sua sexualidade. A histeria se apresentou, assim, como uma outra forma de atuar, encenar a sexualidade. Os conceitos de feminilidade e histeria ficaram, então, dissolvidos no discurso da cultura, sem que um pudesse se diferenciar do outro. O presente trabalho tem como objetivo refletir e articular os dois conceitos de modo que eles possam ser vistos como duas estruturas diferentes. A articulação se dará pela interpretação do filme Anticristo de 2009, dirigido por Lars Von Trier. O filme será tomado como discurso, ou seja, como uma cadeia de significados que são subordinados à um sentido. A interpretação consiste em elucidar o sentido do filme, representado por uma metáfora (opaca). O que se pode dizer da feminilidade é que se trata de uma posição psíquica que não se inscreve totalmente no registro fálico e com isso, existe um maior reconhecimento e aceitação da falta. Observou-se que a questão histérica está relacionada à castração, que remete à impossibilidade de ter o falo. O sujeito histérico sente-se injustamente privado de ter o falo e com isso, aliena seu desejo naquele que é suposto ter o falo, de modo que delega ao outro a questão de seu desejo
Palavras-chave: Feminilidade
Histeria
Desejo
Psicanálise
Anticristo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Angelini, Mariana Facanali. Feminilidade e histeria: uma reflexão psicanalítica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28817
Data do documento: 19-Ago-2011
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariana Facanali Angelini - TCC.pdf443,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.