REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28778
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A infertilidade masculina: uma análise simbólica
Autor(es): Arruda, Camila Parducci
Primeiro Orientador: Alencar, Maria Thereza de
Resumo: A Organização Mundial de Saúde estima que entre a população mundial, um a cada dez casais sejam inférteis (WHO, 2003). Pesquisas atuais apontam que o impacto do diagnóstico é maior para o casal quando a infertilidade é referida ao homem. Esta pesquisa qualitativa, orientada pelo referencial da psicologia analítica, buscou compreender simbolicamente a infertilidade masculina. Para tanto, foi realizado um encontro com um casal em processo psicodiagnóstico para fertilização assistida, ao qual foi solicitada a construção da Linha do Tempo, a fim de possibilitar a extensão da análise e compreensão mais ampla do processo vivido. Ao homem deste casal, foram também solicitadas produções expressivas (desenho da árvore, temático e livre), posteriormente analisadas através da técnica de amplificação simbólica baseada em autores como Gregg M. Furth (2004) e Odette Van Kolck (1984). Ao que se refere à masculinidade, pôde-se observar o conflito vivido entre o moderno (ser um homem sensível, acolhedor e carinhoso) e o arcaico (ser um homem de poder e sucesso). A infertilidade significada como vazio e buraco traduz a força de um ideal a ser alcançado, um papel de homem hegemônico, a paternidade biológica entendida como porto seguro desta possibilidade de realização. Traduz também todas as virtualidades, as potencialidades daquilo que o preencheria ou que passaria por sua abertura. Relaciona-se com a espera, o novo, o desconhecido, a súbita revelação de uma presença, a fertilidade
Palavras-chave: Infertilidade masculina
Paternidade
Psicologia analítica
Símbolo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Arruda, Camila Parducci. A infertilidade masculina: uma análise simbólica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28778
Data do documento: 19-Ago-2011
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila Parducci Arruda - TCC.pdf6,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.