Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28701| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | A pedagogia Waldorf: uma proposta de ensino mais humano |
| Autor(es): | Nascimento, Renata Cardinali do |
| Primeiro Orientador: | Graciane, Maria Stela Santos |
| Resumo: | Esta pesquisa investiga a proposta da Pedagogia Waldorf, com o objetivo de compreender os aspectos que a tornam deferentes de outras pedagogias. A mesma oferece uma proposta que visa compreender o ser humano em sua integralidade. A pesquisa apoia-se teoricamente na Antroposofia de Rudolf Steiner para o estudo da fundamentação da Pedagogia Waldorf; na ideia de conscientização proposta por Paulo freire; na visão crítica da filósofa Viviane Mosé; na proposta de Pedagogia da Transgressão proposta por Ruy Cézar. O referencial transita por questões que nos levam a refletir sobre a importância de uma conscientização de si mesmo, para um ensino mais humano. A contribuição final é a reflexão sobre as características e princípios da Pedagogia Waldorf, para uma educação consciente |
| Abstract: | This research investigates the proposal of Waldorf education, with the goal of understanding the aspects that make respectful of other pedagogies. The proposal of Waldorf education offers a deep knowledge about the human being in its entirety. The research is based theoretically on anthroposophy of Rudolf Steiner for the study of anthroposophy as the foundation of Waldorf education; awareness on the idea proposed by Paulo Freire, critical view of the philosopher Viviane Mosé; Pedagogy of trangression proposed by Ruy Cezar . The authors ideas make us to reflect on the importance of an awareness of ourselves for a more humane education. The final contribution is a reflection on the characteristics and principles of Waldorf education, education for a conscious. |
| Palavras-chave: | Ciência-espiritual Consciência educacional Transgressão Spiritual-science Educational awareness Transgression |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Pedagogia |
| Citação: | Nascimento, Renata Cardinali do. A pedagogia Waldorf: uma proposta de ensino mais humano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28701 |
| Data do documento: | 1-Dez-2014 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RENATA CARDINALI DO NASCIMENTO - TCC.pdf | 638,97 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

