REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28701
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A pedagogia Waldorf: uma proposta de ensino mais humano
Autor(es): Nascimento, Renata Cardinali do
Primeiro Orientador: Graciane, Maria Stela Santos
Resumo: Esta pesquisa investiga a proposta da Pedagogia Waldorf, com o objetivo de compreender os aspectos que a tornam deferentes de outras pedagogias. A mesma oferece uma proposta que visa compreender o ser humano em sua integralidade. A pesquisa apoia-se teoricamente na Antroposofia de Rudolf Steiner para o estudo da fundamentação da Pedagogia Waldorf; na ideia de conscientização proposta por Paulo freire; na visão crítica da filósofa Viviane Mosé; na proposta de Pedagogia da Transgressão proposta por Ruy Cézar. O referencial transita por questões que nos levam a refletir sobre a importância de uma conscientização de si mesmo, para um ensino mais humano. A contribuição final é a reflexão sobre as características e princípios da Pedagogia Waldorf, para uma educação consciente
Abstract: This research investigates the proposal of Waldorf education, with the goal of understanding the aspects that make respectful of other pedagogies. The proposal of Waldorf education offers a deep knowledge about the human being in its entirety. The research is based theoretically on anthroposophy of Rudolf Steiner for the study of anthroposophy as the foundation of Waldorf education; awareness on the idea proposed by Paulo Freire, critical view of the philosopher Viviane Mosé; Pedagogy of trangression proposed by Ruy Cezar . The authors ideas make us to reflect on the importance of an awareness of ourselves for a more humane education. The final contribution is a reflection on the characteristics and principles of Waldorf education, education for a conscious.
Palavras-chave: Ciência-espiritual
Consciência educacional
Transgressão
Spiritual-science
Educational awareness
Transgression
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Pedagogia
Citação: Nascimento, Renata Cardinali do. A pedagogia Waldorf: uma proposta de ensino mais humano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28701
Data do documento: 1-Dez-2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATA CARDINALI DO NASCIMENTO - TCC.pdf638,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.