REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28701
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Renata Cardinali do
dc.contributor.advisor1Graciane, Maria Stela Santos
dc.date.accessioned2022-10-11T11:44:15Z-
dc.date.available2022-10-11T11:44:15Z-
dc.date.issued2014-12-01
dc.identifier.citationNascimento, Renata Cardinali do. A pedagogia Waldorf: uma proposta de ensino mais humano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28701-
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga a proposta da Pedagogia Waldorf, com o objetivo de compreender os aspectos que a tornam deferentes de outras pedagogias. A mesma oferece uma proposta que visa compreender o ser humano em sua integralidade. A pesquisa apoia-se teoricamente na Antroposofia de Rudolf Steiner para o estudo da fundamentação da Pedagogia Waldorf; na ideia de conscientização proposta por Paulo freire; na visão crítica da filósofa Viviane Mosé; na proposta de Pedagogia da Transgressão proposta por Ruy Cézar. O referencial transita por questões que nos levam a refletir sobre a importância de uma conscientização de si mesmo, para um ensino mais humano. A contribuição final é a reflexão sobre as características e princípios da Pedagogia Waldorf, para uma educação conscientept_BR
dc.description.abstractThis research investigates the proposal of Waldorf education, with the goal of understanding the aspects that make respectful of other pedagogies. The proposal of Waldorf education offers a deep knowledge about the human being in its entirety. The research is based theoretically on anthroposophy of Rudolf Steiner for the study of anthroposophy as the foundation of Waldorf education; awareness on the idea proposed by Paulo Freire, critical view of the philosopher Viviane Mosé; Pedagogy of trangression proposed by Ruy Cezar . The authors ideas make us to reflect on the importance of an awareness of ourselves for a more humane education. The final contribution is a reflection on the characteristics and principles of Waldorf education, education for a conscious.en_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Pedagogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência-espiritualpt_BR
dc.subjectConsciência educacionalpt_BR
dc.subjectTransgressãopt_BR
dc.subjectSpiritual-scienceen_US
dc.subjectEducational awarenessen_US
dc.subjectTransgressionen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA pedagogia Waldorf: uma proposta de ensino mais humanopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATA CARDINALI DO NASCIMENTO - TCC.pdf638,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.