Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28701Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Nascimento, Renata Cardinali do | |
| dc.contributor.advisor1 | Graciane, Maria Stela Santos | |
| dc.date.accessioned | 2022-10-11T11:44:15Z | - |
| dc.date.available | 2022-10-11T11:44:15Z | - |
| dc.date.issued | 2014-12-01 | |
| dc.identifier.citation | Nascimento, Renata Cardinali do. A pedagogia Waldorf: uma proposta de ensino mais humano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28701 | - |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa investiga a proposta da Pedagogia Waldorf, com o objetivo de compreender os aspectos que a tornam deferentes de outras pedagogias. A mesma oferece uma proposta que visa compreender o ser humano em sua integralidade. A pesquisa apoia-se teoricamente na Antroposofia de Rudolf Steiner para o estudo da fundamentação da Pedagogia Waldorf; na ideia de conscientização proposta por Paulo freire; na visão crítica da filósofa Viviane Mosé; na proposta de Pedagogia da Transgressão proposta por Ruy Cézar. O referencial transita por questões que nos levam a refletir sobre a importância de uma conscientização de si mesmo, para um ensino mais humano. A contribuição final é a reflexão sobre as características e princípios da Pedagogia Waldorf, para uma educação consciente | pt_BR |
| dc.description.abstract | This research investigates the proposal of Waldorf education, with the goal of understanding the aspects that make respectful of other pedagogies. The proposal of Waldorf education offers a deep knowledge about the human being in its entirety. The research is based theoretically on anthroposophy of Rudolf Steiner for the study of anthroposophy as the foundation of Waldorf education; awareness on the idea proposed by Paulo Freire, critical view of the philosopher Viviane Mosé; Pedagogy of trangression proposed by Ruy Cezar . The authors ideas make us to reflect on the importance of an awareness of ourselves for a more humane education. The final contribution is a reflection on the characteristics and principles of Waldorf education, education for a conscious. | en_US |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
| dc.publisher.program | Graduação em Pedagogia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ciência-espiritual | pt_BR |
| dc.subject | Consciência educacional | pt_BR |
| dc.subject | Transgressão | pt_BR |
| dc.subject | Spiritual-science | en_US |
| dc.subject | Educational awareness | en_US |
| dc.subject | Transgression | en_US |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.title | A pedagogia Waldorf: uma proposta de ensino mais humano | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RENATA CARDINALI DO NASCIMENTO - TCC.pdf | 638,97 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

