Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28437
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Construção da identidade profissional do aluno de Pedagogia |
Título(s) alternativo(s): | Construction of professional identity of the student of pedagogy |
Autor(es): | Gomes, Regina Célia Almeida do Nascimento |
Primeiro Orientador: | Marques, Sandra Machado Lunardi |
Resumo: | O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO ALUNO DE PEDAGOGIA é fundamentado, principalmente, nos estudos de Claude Dubar sobre identidade profissional. O trabalho discute o processo identitário a partir da pesquisa: Pedagogia na Perspectiva do Aluno: impactos da Nova Política Educacional para o Curso. O objetivo deste trabalho de TCC é de investigar o processo de construção da identidade profissional do aluno de Pedagogia, com a intenção de compreender, além das representações, os elementos constituintes da identidade profissional que esses educadores apresentam nos locais de exercício da profissão. O trabalho tem como método a pesquisa bibliográfica com autores do campo da Psicologia e da Sociologia. O resultado do trabalho apontou que o Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade de São Paulo atribui ao aluno uma identidade profissional voltada para o conhecimento científico, mas acima de tudo, características humanística que conscientizam o educador do seu papel político e social. Ao analisar o contexto acadêmico, foi detectada a problematização gerada na identidade do aluno pedagogo pelos desafios que o processo formativo lhe apresenta, bem como as angústias enfrentadas entre a formação e o trabalho, além das dificuldades financeiras que o aluno de classe popular passa no período de graduação |
Abstract: | The Work of conclusion of course (TCC) CONSTRUCTION of PROFESSIONAL IDENTITY of the STUDENT of PEDAGOGY is based mainly on studies of Claude Dubar on professional identity. The work discusses the process identity from the research: Pedagogy in Perspective of the Student: impacts of the new educational policy for the course. The aim of this study is to investigate the TCC process of construction of professional identity of the student of pedagogy, with the intention of understanding, in addition to the representations, the constituent elements of the professional identity that these educators present at the place of exercise of the profession. The work has the method the bibliographical research with authors of the field of psychology and Sociology. The result of the work pointed out that the course of pedagogy at the Pontifical University of São Paulo assigns the student an identity professional toward scientific knowledge, but above all, humanistic characteristics that sensitize the |
Palavras-chave: | Identidade profissional Aluno da Pedagogia Formação Professional identity A student of Pedagogy Training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Pedagogia |
Citação: | Gomes, Regina Célia Almeida do Nascimento. Construção da identidade profissional do aluno de Pedagogia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28437 |
Data do documento: | 1-Dez-2013 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
REGINA CÉLIA ALMEIDA DO NASCIMENTO GOMES - TCC.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.