REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28424
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKim, Debora In Jung
dc.contributor.advisor1Martins, Maria Anita Viviani
dc.date.accessioned2022-10-05T22:04:05Z-
dc.date.available2022-10-05T22:04:05Z-
dc.date.issued2013-12-01
dc.identifier.citationKim, Debora In Jung. Bullyng escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28424-
dc.description.resumoO bullying é uma pratica antiga, todavia a designação de seu termo é recente. O Norueguês Dan Olweus foi o precursor dos estudos de bullying nos anos 70 após observar um alto índice de suicídio de crianças. É um ato que pode causar danos irreversíveis às relações sociais e na saúde. O bullying ocorre de uma forma mais comum do que imaginamos, milhares de pessoas são perseguidas pelos bullies nos diversos ambientes: escolar, trabalho e virtual. Não há dúvida de que os ataques dos bullies trazem sofrimento intenso à vítima, causando consequências devastadoras. Nesse trabalho irei dar o foco ao bullying escolar. Para extinguir esse problema, primeiramente devemos identificar a ação contida nos atos de bullying para logo tomarmos providências. O estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, sobre o fenômeno do bullying, tendo como referência os autores DR. GUSTAVO TEIXEIRA ( 2011), ANA BEATRIZ BARBOSA SILVA (2010), DEBORAH CARPENTER E CHRISTOPHER J. FERGUSON (2011), JOEL HARBER (2012) e LÉLIO BRAGA CALHAU ( 2010). Foi possível concluir através do estudo que para combater o fenômeno no ambiente escolar, deve-se capacitar a equipe de professores para lidar com situações diversas dentro da sala de aula, sabendo como enfrentar e que comportamentos tomar defronte a uma situação de bulllying, a formação continuada é importante. Observar os comportamentos dos alunos individualmente também é impressindivel, aqueles que são agressivos demais ou tímidos demais devem receber uma atenção especialpt_BR
dc.description.abstractBullying is an old practice. However, its designation is recent. The Norwegian Dan Olweus was the precursor of the studies on bullying in the 70’s after observing a high suicide rate among children. It is an act that can cause irreversible damages to social relationships and health. Bullying is in a more common form than we may imagine, for thousands of people are harassed by bullies in various environments: academic, work, and virtual. There is no doubt that bullies bring intense suffering to victims, causing devastating consequences. This work will focus specifically on academic bullying. To extinguish this problem, we first need to identify and understand the actions within bullying to then take action against it. The study was made utilizing bibliographical research on the subject, referencing the authors DR. GUSTAVO TEIXEIRA (2011), ANA BEATRIZ BARBOSA SILVA (2010), DEBORAH CARPENTER E CHRISTOPHER J. FERGUSON (2011), JOEL HARBER (2012) and LÉLIO BRAGA CALHAU (2010). The conclusion reached through the study was that empowering teachers to act in various situations of academic bullying is the only way to address and solve this problem, while training of teachers is also important. Furthermore, observing the behavior of individual students is indispensable; extremely aggressive or extremely shy students should receive special attentionen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Pedagogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectBulliespt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectBullyingen_US
dc.subjectBulliesen_US
dc.subjectTraining of teachersen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleBullyng escolarpt_BR
dc.title.alternativeSchool bullyingen_US
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEBORA IN JUNG KIM - TCC.pdf497,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.