REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28398
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do comportamento aplicada à defesa da infância: três estudos sobre propagandas veiculadas pela revista Recreio (2000-2002)
Autor(es): Cirino, Victória Gomes
Primeiro Orientador: Gianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alves
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal a ampliação do debate acerca do tema da publicidade para crianças. O problema investigado foi analisar, sob a ótica da Análise do Comportamento, propagandas dirigidas a crianças veiculadas pela revista Recreio no período de 2000 a 2002, e identificar fatores que podem contribuir para o consumo infantil. O trabalho foi dividido em três estudos. O Estudo I pretendia descrever de maneira geral as peças publicitárias presentes na amostra. As propagandas mais frequentes foram as referentes à própria revista (33%), seguidas pelas propagandas de alimento (19%), estas escolhidas para compor o material de análise do Estudo II. Neste estudo, descreveram-se as características das propagandas de alimento encontradas na amostra. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos alimentos anunciados pertence ao grupo de gorduras, óleos, açúcares e doces. No Estudo III, foram analisadas as peças publicitárias de biscoitos doces recheados, categoria de produto alimentício mais frequente na amostra (19% dos anúncios coletados). Foram escolhidas as duas marcas mais encontradas (Passatempo e Trakinas) com o objetivo de descrever as estratégias e os recursos mais empregados para diferenciar o produto dos concorrentes. O uso de personagens próprios ou licenciados, a descrição de contingências relacionadas ao acesso ao biscoito e o lançamento de novos produtos sob o nome da marca, entre outras estratégias observadas, são exemplos de condições antecedentes que podem passar a exercer controle sobre a resposta de consumir. De modo geral, os produtos descritos ao longo deste trabalho possuem quantidades elevadas de açúcar, de gordura saturada e de sódio, além de terem baixo valor nutricional. O consumo excessivo destes produtos pode estar associado a doenças crônicas nãotransmissíveis na idade adulta. A análise comportamental aplicada realizada nesta pesquisa deve contribuir para promover práticas culturais de defesa e proteção da criança
Palavras-chave: Publicidade
Infância
Análise do comportamento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Cirino, Victória Gomes. Análise do comportamento aplicada à defesa da infância: três estudos sobre propagandas veiculadas pela revista Recreio (2000-2002). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28398
Data do documento: 27-Ago-2014
Aparece nas coleções:Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Victória Gomes Cirino.pdf5,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.