REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28393
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlbuquerque, Tereza Meirelles
dc.contributor.advisor1Fortim, Ivelise
dc.date.accessioned2022-09-30T21:22:57Z-
dc.date.available2022-09-30T21:22:57Z-
dc.date.issued2014-08-29-
dc.identifier.citationAlbuquerque, Tereza Meirelles. Cadê o lobo? Sombra na Literatura Infantil, análise das ilustrações do livro Chapeuzinho Amarelo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28393-
dc.description.resumoObjetivos da pesquisa: ampliar a compreensão sobre a sombra na atualidade, analisando imagens de aspectos sombrios na literatura infantil para investigar quais são os aspectos indesejados hoje em dia e como são passados as crianças. Método: foi selecionado o livro Chapeuzinho Amarelo (BUARQUE e ZIRALDO, 1997), em seguida analisou-se as imagens relacionando-as com o texto e com a psicologia analítica; debruçou-se especialmente sobre os simbolismos do lobo, sendo essa a figura que representa o aspecto sombrio no livro selecionado. Resultados e discussão: o livro conta a história de uma menina, a Chapeuzinho Amarelo, que vivia paralisada de tanto medo, sendo seu maior medo o medo do lobo. Um dia, ela e o lobo se encontram frente a frente e nesse contato Chapeuzinho perde o medo do animal. Esse, por sua vez, tenta de todas as maneiras voltar a causar medo na menina, entre suas tentativas ele repete lo-bo-lo-bo 25 vezes e acaba se transformando em um inofensivo bo-lo. Percebe-se que as consequências do contato da menina com esse aspecto sombrio foram benéficas, ela elaborou uma técnica própria para lidar com seus medos e passou a interagir com o mundo, criando e brincando sem se paralisar pelos medos. Dessa maneira, o livro se mostrou muito rico para as crianças no sentido de ajudá-las no processo de integração de spectos de sua sombra, uma vez que o livro representa de maneira sensível e acessível esse processo necessário ao desenvolvimento humano rumo à individuaçãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSombrapt_BR
dc.subjectIlustraçãopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectVilãopt_BR
dc.subjectPsicologia Analíticapt_BR
dc.subjectChico Buarquept_BR
dc.subjectZiraldopt_BR
dc.subjectChapeuzinho Amarelopt_BR
dc.subjectLobopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleCadê o lobo? Sombra na Literatura Infantil, análise das ilustrações do livro Chapeuzinho Amarelopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tereza Meirelles Albuquerque - TCC.pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.