Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28393
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Albuquerque, Tereza Meirelles | |
dc.contributor.advisor1 | Fortim, Ivelise | |
dc.date.accessioned | 2022-09-30T21:22:57Z | - |
dc.date.available | 2022-09-30T21:22:57Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-29 | - |
dc.identifier.citation | Albuquerque, Tereza Meirelles. Cadê o lobo? Sombra na Literatura Infantil, análise das ilustrações do livro Chapeuzinho Amarelo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28393 | - |
dc.description.resumo | Objetivos da pesquisa: ampliar a compreensão sobre a sombra na atualidade, analisando imagens de aspectos sombrios na literatura infantil para investigar quais são os aspectos indesejados hoje em dia e como são passados as crianças. Método: foi selecionado o livro Chapeuzinho Amarelo (BUARQUE e ZIRALDO, 1997), em seguida analisou-se as imagens relacionando-as com o texto e com a psicologia analítica; debruçou-se especialmente sobre os simbolismos do lobo, sendo essa a figura que representa o aspecto sombrio no livro selecionado. Resultados e discussão: o livro conta a história de uma menina, a Chapeuzinho Amarelo, que vivia paralisada de tanto medo, sendo seu maior medo o medo do lobo. Um dia, ela e o lobo se encontram frente a frente e nesse contato Chapeuzinho perde o medo do animal. Esse, por sua vez, tenta de todas as maneiras voltar a causar medo na menina, entre suas tentativas ele repete lo-bo-lo-bo 25 vezes e acaba se transformando em um inofensivo bo-lo. Percebe-se que as consequências do contato da menina com esse aspecto sombrio foram benéficas, ela elaborou uma técnica própria para lidar com seus medos e passou a interagir com o mundo, criando e brincando sem se paralisar pelos medos. Dessa maneira, o livro se mostrou muito rico para as crianças no sentido de ajudá-las no processo de integração de spectos de sua sombra, uma vez que o livro representa de maneira sensível e acessível esse processo necessário ao desenvolvimento humano rumo à individuação | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sombra | pt_BR |
dc.subject | Ilustração | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Vilão | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Analítica | pt_BR |
dc.subject | Chico Buarque | pt_BR |
dc.subject | Ziraldo | pt_BR |
dc.subject | Chapeuzinho Amarelo | pt_BR |
dc.subject | Lobo | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Cadê o lobo? Sombra na Literatura Infantil, análise das ilustrações do livro Chapeuzinho Amarelo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Graduação em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tereza Meirelles Albuquerque - TCC.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.