REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28392
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O engajamento afetivo como base para o desenvolvimento humano: um estudo sobre o autismo e os primórdios da comunicação social
Autor(es): Torres, Taynáh Ananias
Primeiro Orientador: Pereira, Antonio Carlos Amador
Resumo: O presente trabalho utilizou uma abordagem desenvolvimentista intersubjetiva, caracterizando a conexão afetiva como base para o desenvolvimento humano e como precursora das capacidades comunicativas. Procurou-se compreender o desenvolvimento da criança autista a partir do desenvolvimento típico, localizando falhas inatas da criança na capacidade de reconhecer e integrar experiências de afeto na primeira infância. Um estudo de campo foi realizado com o objetivo de investigar os sinais comunicativos não verbais, comparando a ocorrência desses nos grupos de crianças diagnosticadas autistas e crianças com desenvolvimento típico. A grande maioria dos sinais apareceram em menor quantidade e qualidade no grupo de crianças com autismo. Além disso, foi medido o engajamento afetivo das crianças na relação, e observamos que apesar desse ser mais fraco no grupo com autismo, ele está presente na relação com a mãe. Portanto, percebemos que as crianças com autismo apresentam seu desenvolvimento social e afetivo comprometido, possuindo em seu histórico de desenvolvimento vivências de conexões afetivas que se deram de forma diferente das crianças com desenvolvimento típico
Abstract: This study used an intersubjective developmental approach, characterizing the affective connection as the basis for human development and as a precursor of communicative skills. We intended to understand the development of autistic children from typically developing ones, localizing innate failure in the child's ability to recognize and integrate affective experiences in early infancy. A field study was conducted in order to investigate the non-verbal communication signals, comparing its occurrence between the group of children diagnosed with autism and typically developing children. The vast majority of the signs appeared in smaller quantities and qualities in the group of children with autism. In addition, we measured the affective engagement of children in the relationship and observe that, despite this being weaker in the group with autism, it does appear in the relationship with the mother. Therefore, we found out that children with autism have impaired social and emotional development; they have in their development the experience of emotional connections occurring differently from typical development
Palavras-chave: Autismo
Engajamento afetivo
Desenvolvimento infantil
Autism
Affective engagement
Childhood development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Torres, Taynáh Ananias. O engajamento afetivo como base para o desenvolvimento humano: um estudo sobre o autismo e os primórdios da comunicação social. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28392
Data do documento: 30-Jun-2014
Aparece nas coleções:Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAYNÁH ANANIAS TORRES - TCC.pdf673,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.