REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28389
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Autopercepção corporal em portadores de deficiência física adquirida que praticam esporte
Autor(es): Goffaux, Stéphanie Sierro
Primeiro Orientador: Tosta, Rosa Maria
Resumo: Partindo da constatação do benefício do esporte para a qualidade de vida dos indivíduos, esta pesquisa busca compreender a contribuição do esporte para a autopercepção corporal em indivíduos portadores de deficiência adquirida. O método é qualitativo e fundamentado na psicanálise, especialmente na teoria de D. W. Winnicott. Os participantes foram dois adultos portadores de deficiência física adquirida que praticam esporte de alto rendimento. Os instrumentos utilizados foram o Desenho da Figura Humana e uma entrevista semi-dirigida. O procedimento de análise seguiu os padrões de Emanuel Hammer para o DFH e a entrevista foi analisada a partir de temas definidos previamente, além dos temas emergentes ao longo da mesma. Esta pesquisa pode contribuir científica e socialmente na medida em que busca iluminar a questão da integração psique-soma no deficiente físico e o papel do esporte na melhora da qualidade de vida dele e de sua relação com o próprio corpo. Como resultado observou-se a contribuição do esporte principalmente para as áreas social e física dos participantes, mostrando que a articulariedade de cada um e suas necessidades específicas fazem cada indvíduo aproveitar os benefícios do esporte de forma diferente. Concluiu-se que o esporte auxilia no autoconceito como um todo, abrangendo também as esferas sociais, emocionais, profissionais e físicas do indivíduo portador de deficiência física
Palavras-chave: Autopercepção corporal
Esporte
Deficiência física
Psicossomática
Winnicott
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Goffaux, Stéphanie Sierro. Autopercepção corporal em portadores de deficiência física adquirida que praticam esporte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28389
Data do documento: 29-Jul-2014
Aparece nas coleções:Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
STÉPHANIE SIERRO GOFFAUX - TCC.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.