Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28385
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Relação entre a atenção do aluno em sala de aula e sua aprendizagem na visão de professores |
Autor(es): | Ramos, Renata Baccarat |
Primeiro Orientador: | Zanotto, Maria de Lourdes Bara |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo compreender a visão dos professores acerca do tema atenção e aprendizagem, através da investigação sobre como eles definem os conceitos de atenção e aprendizagem, como os relacionam e como a compreensão desses termos interfere na atuação deles em sala de aula. Foi utilizada como vertente teórica da Psicologia a Análise do Comportamento (AC). O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semi dirigida, construída para atender aos objetivos da presente pesquisa, aplicada individualmente em quatro professoras que atuam do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual da cidade de São Paulo. As informações coletadas foram submetidas à análise qualitativa de modo a agregar todas as respostas das quatro participantes, sendo criadas categorias em torno de eixos temáticos, definidas a partir das frequências e de dados convergentes. Os resultados revelaram que, na visão das professoras que participaram do presente estudo, a atenção do aluno em sala de aula e sua aprendizagem possuem uma relação de interdependência, de modo que a atenção é vista como uma precondição da aprendizagem. Observou-se que as definições do termo aprendizagem e atenção diferiram entre as professoras e que a forma como as professoras definem esses termos influencia no modo com que elas atuam em sala de aula. Concluiu-se que o tema aprendizagem é muito discutido nas Escolas, mas o tema atenção ainda carece de discussão |
Palavras-chave: | Atenção Ensino-aprendizagem Concepção de professores |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Psicologia |
Citação: | Ramos, Renata Baccarat. Relação entre a atenção do aluno em sala de aula e sua aprendizagem na visão de professores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28385 |
Data do documento: | 28-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | Graduação em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Renata Baccarat Ramos - TCC.pdf | 573,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.