REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28385
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relação entre a atenção do aluno em sala de aula e sua aprendizagem na visão de professores
Autor(es): Ramos, Renata Baccarat
Primeiro Orientador: Zanotto, Maria de Lourdes Bara
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo compreender a visão dos professores acerca do tema atenção e aprendizagem, através da investigação sobre como eles definem os conceitos de atenção e aprendizagem, como os relacionam e como a compreensão desses termos interfere na atuação deles em sala de aula. Foi utilizada como vertente teórica da Psicologia a Análise do Comportamento (AC). O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semi dirigida, construída para atender aos objetivos da presente pesquisa, aplicada individualmente em quatro professoras que atuam do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual da cidade de São Paulo. As informações coletadas foram submetidas à análise qualitativa de modo a agregar todas as respostas das quatro participantes, sendo criadas categorias em torno de eixos temáticos, definidas a partir das frequências e de dados convergentes. Os resultados revelaram que, na visão das professoras que participaram do presente estudo, a atenção do aluno em sala de aula e sua aprendizagem possuem uma relação de interdependência, de modo que a atenção é vista como uma precondição da aprendizagem. Observou-se que as definições do termo aprendizagem e atenção diferiram entre as professoras e que a forma como as professoras definem esses termos influencia no modo com que elas atuam em sala de aula. Concluiu-se que o tema aprendizagem é muito discutido nas Escolas, mas o tema atenção ainda carece de discussão
Palavras-chave: Atenção
Ensino-aprendizagem
Concepção de professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Ramos, Renata Baccarat. Relação entre a atenção do aluno em sala de aula e sua aprendizagem na visão de professores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28385
Data do documento: 28-Ago-2014
Aparece nas coleções:Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renata Baccarat Ramos - TCC.pdf573,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.