REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28381
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O brincar e a experiência analítica na clínica winnicottiana com adultos
Autor(es): Kahvegian, Rafaela Kalaigian
Primeiro Orientador: Tosta, Rosa Maria
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo o estudo do brincar e de sua relação com a experiência analítica com adultos, tal como compreendidos pelo psicanalista Donald W. Winnicott. A partir da teoria winnicottiana, pergunta-se de que forma a experiência entre o psicoterapeuta e o paciente adulto se aproxima da noção do brincar: será a análise uma sobreposição de duas áreas do brincar - a do paciente e a do analista? Para responder tal questão, foi necessário compreender primeiramente o desenvolvimento emocional do indivíduo, para assim possibilitar o entendimento sobre a capacidade de brincar e seu desenvolvimento neste percurso, apresentados no capítulo 1. Assim feito, a compreensão do brincar em seus principais aspectos, relacionando-o ao espaço potencial, aos objetos e fenômenos transicionais e à criatividade, será apresentada no capítulo 2. Ademais, para compreender a relação com a experiência analítica, no capítulo 3 será esclarecido o que Winnicott entende por saúde e por tratamento clínico com pacientes adultos, os quais valem nosso foco de atenção. Posto isso, no capítulo 4 será apresentada a idéia de experiência analítica e suas interfaces com a noção de brincar. Dessa forma, a relevância acadêmica deste trabalho se dá por contribuir para as discussões em torno desta temática, entendendo que o brincar é um tema ainda pouco difundido nas pesquisas e artigos acadêmicos no que se refere à sua relação com a clínica de adultos
Palavras-chave: Clínica winnicottiana
Brincar
Adulto
Experiência analítica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Kahvegian, Rafaela Kalaigian. O brincar e a experiência analítica na clínica winnicottiana com adultos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28381
Data do documento: 30-Jun-2014
Aparece nas coleções:Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAELA KALAIGIAN KAHVEGIAN - TCC.pdf998,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.