REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28378
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Indicadores de risco no campo da fonoaudiologia: revisão bibliográfica
Autor(es): Roitman, Paula
Primeiro Orientador: Arantes, Lúcia
Resumo: Introdução: Meu objetivo nesta pesquisa é refletir sobre o modo como a linguagem é abordada, quando a questão da promoção de saúde e a detecção de fatores de risco para as ditas alterações de linguagem estão em cena. Para cumprir tal objetivo foi necessário, situar a questão no âmbito da saúde para, em seguida, particularizar os trabalhos na da Fonoaudiologia. Fundamentação teórica: A fundamentação teórica é baseada no Interacionismo em Aquisição de Linguagem, proposto por De Lemos (1992, 2002, 2006). Viés teórico que entende a linguagem a interação mãe-criança é estruturante da linguagem e do sujeito. Tal perspectiva permite redimensionar o lugar do clínico e articular o sintoma na fala ao funcionamento da língua e à estruturação subjetiva. Metodologia: Foi realizada uma revisão bibliográfica em periódicos publicados nos últimos 10 anos nas seguintes bases de dados Scielo, Lilacs e Medline e selecionados 24 artigos sobre os temas prevenção e promoção da saúde, desenvolvimento infantil, aquisição de linguagem, fonoaudiologia e indicador/fator de risco. Discussão: A realização desta pesquisa permitiu colocar em discussão temas atuais e relevantes para o campo da fonoaudiologia, entre os quais se destacam questão dos indicadores de risco, o tema da promoção e prevenção no campo da saúde e a construção e o uso de protocolos para a avaliação de linguagem. Vale destacar, que os trabalhos da área sobre indicadores são escassos e que os protocolos analisados não fazem referência às questões relacionadas à promoção de saúde, ao contrário, o foco dos trabalhos analisados se voltam para a detecção de doenças. Conclusão: É necessário criar um instrumento que permita abordar a linguagem levando em consideração a articulação entre estruturação subjetiva e linguagem, um instrumento que abarque a singularidade e a heterogeneidade e a singularidade da trajetória de infans a falante e que esteja voltado para a promoção da saúde.
Palavras-chave: Indicadores de risco
Desenvolvimento infantil
Fonoaudiologia
Linguagem
Promoção e prevenção de saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Fonoaudiologia
Citação: Roitman, Paula. Indicadores de risco no campo da fonoaudiologia: revisão bibliográfica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28378
Data do documento: 2-Dez-2014
Aparece nas coleções:Graduação em Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paula Roitman - TCC.pdf351,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.