REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28376
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação do equilíbrio e da marcha associados à dupla tarefa em idosos com doença de Parkinson
Autor(es): Barbosa, Pâmela Yuki Igarasi
Fermino, Raíssa Ramos
Primeiro Orientador: Biase, Noemi Grigoletto de
Resumo: INTRODUÇÃO: Alterações na marcha e no equilíbrio em idosos são as maiores causas de quedas, comprometendo a funcionalidade. Na Doença de Parkinson (DP) estas alterações podem estar agravadas. OBJETIVO: Comparar o desempenho da marcha, força e do equilíbrio entre idosos saudáveis e idosos com DP; verificar a influência da dupla tarefa nas atividades de marcha e equilíbrio e estabelecer correlações com as características da DP. MÉTODOS: Foram avaliados 88 sujeitos, sendo 53 idosos saudáveis e 35 com DP, idade entre 59 e 69 anos. Nos indivíduos com DP foram aplicadas as Escalas da UPDRS II - III e Hoehn e Yahr; em seguida foram realizados o Teste de Levantar e Sentar 5 vezes (TLS5x); a Dinamometria de membros superiores, o Teste de Levantar e Andar (TLA) em tarefa simples e, logo após, em dupla tarefa. Nos idosos foram aplicados apenas o TLS, TLA simples e dupla tarefa e dinamometria. ANÁLISE ESTATÍSTICA: A comparação entre os grupos foi realizada pelo teste T de Student e para as correlações o teste de correlação de Spearman ou Kolmogorov Smirnov. Foi considerada uma significância de 5%. RESULTADOS: Houve diferença significativa intergrupos para o teste de TLS 5x (p=0,0003) e TLA em dupla tarefa (p=0,008), em que o grupo DP apresentou pior desempenho. Não houve diferença significativa intergrupos para o TLA simples e a Dinamometria. Houve correlação entre a UPDRS III e todos os testes clínicos. CONCLUSÃO: Pacientes com DP apresentam pior desempenho nos testes de equilíbrio e marcha em dupla tarefa do que idosos saudáveis e há correlação entre o acometimento motor da DP e o desempenho funcional destes
Palavras-chave: Doença de Parkinson
Equilíbrio Postural
Marcha
Idoso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Fisioterapia
Citação: Barbosa, Pâmela Yuki Igarasi; Fermino, Raíssa Ramos. Avaliação do equilíbrio e da marcha associados à dupla tarefa em idosos com doença de Parkinson. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28376
Data do documento: 10-Dez-2014
Aparece nas coleções:Graduação em Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pâmela Yuki Igarasi Barbosa, Raissa Ramos Fermino - TCC.pdf547,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.