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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28369
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Desvendando a dispraxia verbal de desenvolvimento na literatura |
Autor(es): | Oliveira, Mariana Santiago |
Primeiro Orientador: | Moura, Mª Cecília de |
Resumo: | Este estudo se propõe a fazer uma revisão de literatura e cotejar os artigos científicos que indicam tratamento para a dispraxia, um agravo neurológico manifesto na desorganização da sequência dos movimentos necessários para realização de um ato motor, seja ele pegar um copo, chutar uma bola, mastigar ou falar. Em crianças, este agravo pode manifestar-se apenas ou principalmente na fala e ocorrer independente de qualquer lesão cerebral. Sendo a fala e a linguagem dois processos intimamente ligados e dependentes da integridade do sistema neuromuscular é indispensável que o tratamento da dispraxia verbal seja iniciado precocemente, para que a criança se desenvolva da melhor maneira possível, minimizando déficits na comunicação, no funcionamento social, emocional que podem acarretar em problemas de linguagem e de aprendizagem. Observamos que as propostas terapêuticas se dividem em duas abordagens análogas ao entendimento de aquisição de linguagem. Dos nove estudos cotejados, dois se aproximam do entendimento de fala como a consequência da relação do sujeito com a língua e por isso propõe um trabalho intervindo na consciência fonológica. Os outros sete estudos se aproximam do conceito de fala como um objeto, um comportamento a ser aprendido e trabalham com imitação, repetição e feedback. Em comum, as duas abordagens utilizam como estratégia o uso de sons e/ou palavras alvo e pistas táteis, visuais, verbais ou cinestésicas. Concluímos que o número de artigos que pesquisam a terapia com crianças dispráxicas é muito reduzido e que é urgente a necessidade de novas pesquisas nos campos da avaliação, diagnóstico e terapia para que se consigam instrumentos validados cientificamente que conduzam a uma prática terapêutica eficiente |
Abstract: | This study aims to make a literature review and collate scientific articles that indicate treatment for dyspraxia, a neurological injury manifest by disorganization of the sequence of movements necessary to perform a motor act, be it to get a glass, kick a ball, chewing or talking. In infants this injury can manifest only or primarily occur in speech and independent of any brain injury. With speech and language processes two closely linked and dependent on the integrity of the neuromuscular system is essential that the treatment is started early in verbal dyspraxia, for the child to develop in the best way possible, minimizing deficits in communication, social functioning, emotional that may result in problems in language and learning. We observed that the therapeutic proposals fall into two analogous approaches to the understanding of language acquisition process. Of the nine studies compared two approaches understand the speech as a result of the subject's relation to the language and therefore proposes a job intervened in phonological awareness. The other seven studies are closed related to the concept of speech as an object, a behavior to be learned and worked with imitation, repetition and feedback. In common, the two approaches use a strategy using sounds and / or words target and tactile, visual, verbal or kinesthetic cues. We conclude that the number of articles that researches dyspraxia therapy with children is very low and that there is an urgent need for further research in the fields of assessment, diagnosis and therapy in order to gain scientifically validated instruments that lead to effective therapeutic practice |
Palavras-chave: | Dispraxia Apraxia Fonoterapia Avaliação Fonoaudiológica Dyspraxia Apraxia Speech therapy Speech-language evaluation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Fonoaudiologia |
Citação: | Oliveira, Mariana Santiago. Desvendando a dispraxia verbal de desenvolvimento na literatura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28369 |
Data do documento: | 26-Jun-2014 |
Aparece nas coleções: | Graduação em Fonoaudiologia |
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