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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28359
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Autismo e hidroterapia: Um estudo de caso |
Autor(es): | Holovatino, Lillian Bondezan |
Primeiro Orientador: | Cervellini, Nadir da Gloria Haguiara Santos, Fabíola Carvalho Lopes dos |
Resumo: | Introdução: O autismo é uma síndrome genética e crônica, caracterizada principalmente por alterações no comportamento, na comunicação, seja ela verbal ou não verbal, assim como na interação social e emocional. O meio aquático é uma ferramenta importante para a melhora afetivo-emocional da criança com déficit de desenvolvimento, pois promove maior interação dos sistemas afetivo, motor e sensoriais. Objetivo: Este estudo teve por objetivo avaliar, tratar e verificar os efeitos da hidroterapia na qualidade de vida, no desenvolvimento neuropsicomotor e na sociabilidade de um indivíduo autista. Metodologia: Foram realizados 24 atendimentos aquáticos de uma criança autista de quatro anos de idade, durante seis meses, com sessões semanais de 45 minutos. Ao iniciar o atendimento foi realizada uma anamnese com dados antropométricos e antecedentes familiares e pessoais. Para avaliação das habilidades foi utilizado um questionário desenvolvido por Kwee, além de questionário AUQEI - adaptado para avaliar a qualidade de vida, e também foram realizadas entrevistas semanais semidirigidas. Resultados: Encontrou-se melhora entre a primeira e a última avaliação nos aspectos de interação social, cognitivo e comportamental. Entretanto, na comunicação não houve mudanças. Quanto à qualidade de vida, as entrevistas semidirigidas apontaram que houve melhora, e algumas respostas apresentadas no questionário AUQEI – adaptado, após o atendimento, também se mostraram positivas. Conclusão: Os achados do presente estudo mostraram que a hidroterapia, como uma especialidade da fisioterapia, propicia resultados positivos na reabilitação de indivíduos autistas, resultados estes observáveis na melhora de sua interação social, atividades funcionais, seu comportamento e o aspecto cognitivo |
Abstract: | Introduction: Autism is a genetic and chronic syndrome, characterized mainly for changes in behavior, verbal and non-verbal communication, and social and emotional interaction. The aquatic environment is an important tool for the child´s with development deficit affective-emotional improvement, because it promotes greater interaction of the affective, motor and sensory systems. Objective: This study aimed to evaluate , treat and to check the effects of hydrotherapy in quality of life , psychomotor development and sociability of an autistic individual. Methodology: there were done 24 aquatic sessions with a 4-year-old autistic child, with weekly sessions of 45 minutes, during six months. At the beginning of the treatment an anamneses with anthropometric data and family and personal background was made. For the skill evaluation a questionnaire developed by Kwee was used, besides the AUQEI adapted questionnaire for quality of life and semistructured weekly interviews. Results: There was improvement between the first and the last evaluation in the social interaction, cognitive and behavioral aspects, nevertheless there were no changes in communication. As for the quality of life, in the semistructured interviews there was a report of improvement. Conclusion: The findings of this study are positive for the practice of this technic with autistic individuals, with the objective of improving their social interaction, behavior and the cognitive aspect |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Fisioterapia |
Citação: | Holovatino, Lillian Bondezan. Autismo e hidroterapia: Um estudo de caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28359 |
Data do documento: | 11-Dez-2014 |
Aparece nas coleções: | Graduação em Fisioterapia |
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