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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28275Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Rampone, Andréa Mesquita | - |
| dc.contributor.advisor1 | Terra, Celia Maria de Souza | - |
| dc.date.accessioned | 2022-09-30T12:38:53Z | - |
| dc.date.available | 2022-09-30T12:38:53Z | - |
| dc.date.issued | 2015-08-12 | - |
| dc.identifier.citation | Rampone, Andréa Mesquita. Uma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28275 | - |
| dc.description.resumo | A literatura infantil permeia a história da humanidade e faz parte da constituição subjetiva de cada indivíduo. Através da mediação de leitura, as histórias permitem o encontro entre gerações e com o outro, favorecendo a expressão e o acolhimento. A bibliografia apontou para o impacto benéfico do contato com a literatura infantil e seu poder transformador e acolhedor, pois proporciona um espaço psíquico de elaboração de conflitos e de compreensão das angústias ao longo da constituição subjetiva. Deste modo, essa pesquisa visou compreender os efeitos causados pela mediação de leitura no psiquismo de uma criança. Para isso optou-se por um estudo de caso que contou com três encontros de mediação de leitura com uma criança. Os encontros consistiram na leitura de histórias e realização de desenhos, com os áudios gravados. Ao final foi realizada uma articulação entre constituição subjetiva, através da Psicanálise, e da análise do que foi expresso pela criança durante os encontros, tanto verbalmente como nos desenhos. Verificou-se que um dos pilares da constituição subjetiva é o complexo de Édipo, em que foi possível o aprofundamento em processos como alienação e separação, a aquisição da linguagem e inscrição no universo simbólico. Concluiu-se que, como apontado por diversos autores, a leitura reverberou no psiquismo da criança, sujeito em constituição, e, no encontro com o outro, permitiu a abertura de espaços de elaboração e expressão | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
| dc.publisher.program | Graduação em Psicologia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
| dc.subject | Constituição subjetiva | pt_BR |
| dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
| dc.title | Uma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de caso | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Graduação em Psicologia | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ANDRÉA MESQUITA RAMPONE - TCC.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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