REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRampone, Andréa Mesquita-
dc.contributor.advisor1Terra, Celia Maria de Souza-
dc.date.accessioned2022-09-30T12:38:53Z-
dc.date.available2022-09-30T12:38:53Z-
dc.date.issued2015-08-12-
dc.identifier.citationRampone, Andréa Mesquita. Uma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28275-
dc.description.resumoA literatura infantil permeia a história da humanidade e faz parte da constituição subjetiva de cada indivíduo. Através da mediação de leitura, as histórias permitem o encontro entre gerações e com o outro, favorecendo a expressão e o acolhimento. A bibliografia apontou para o impacto benéfico do contato com a literatura infantil e seu poder transformador e acolhedor, pois proporciona um espaço psíquico de elaboração de conflitos e de compreensão das angústias ao longo da constituição subjetiva. Deste modo, essa pesquisa visou compreender os efeitos causados pela mediação de leitura no psiquismo de uma criança. Para isso optou-se por um estudo de caso que contou com três encontros de mediação de leitura com uma criança. Os encontros consistiram na leitura de histórias e realização de desenhos, com os áudios gravados. Ao final foi realizada uma articulação entre constituição subjetiva, através da Psicanálise, e da análise do que foi expresso pela criança durante os encontros, tanto verbalmente como nos desenhos. Verificou-se que um dos pilares da constituição subjetiva é o complexo de Édipo, em que foi possível o aprofundamento em processos como alienação e separação, a aquisição da linguagem e inscrição no universo simbólico. Concluiu-se que, como apontado por diversos autores, a leitura reverberou no psiquismo da criança, sujeito em constituição, e, no encontro com o outro, permitiu a abertura de espaços de elaboração e expressãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectConstituição subjetivapt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleUma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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