REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28262
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Autopercepção vocal: instrumentos utilizados em pesquisas
Autor(es): Costa, Thais Baroni da
Primeiro Orientador: Märtz, Maria Laura Wey
Resumo: Introdução: Explicações objetivas, relativas aos meios tecnológicos de gravação e transmissão da voz, como também relativas aos aspectos fisiológicos, não aprofundam o conhecimento de como as variações na escuta interferem no tipo de identificação que temos ou não ao escutar a nossa própria voz gravada e/ou ao natural. Objetivo: Verificar os instrumentos de pesquisa utilizados para a autopercepção vocal e sua relação com o conhecimento da própria voz. Método: Foram pesquisados os descritores Autopercepção vocal e Self voice perception nas bases de dados Scielo e Lilacs selecionando-se artigos a partir da presença do descritor no título e/ou resumo. Foi feito o recorte de tempo para os últimos cinco anos (2012-16). Resultados: Foram encontrados 99 artigos. Dentre eles, apenas 17 estavam relacionados com o objetivo deste trabalho. Sendo que 7 relativos ao descritor Autopercepção vocal e 10 relacionados ao descritor Self voice perception. Os instrumentos encontrados foram: qualitativos, como questionários com descritores a serem assinalados, ou com perguntas abertas ou de múltipla escolha e proposição de desenhos sobre a voz; os instrumentos quantitativos foram escalas do tipo Likert, com 5 itens, notas e escalas analógico visuais. Discussão: Os instrumentos mais utilizados foram aqueles que fecham as respostas possíveis, sejam qualitativas ou quantitativas, o que dificulta a compreensão de aspectos singulares que compõe a voz e a escuta dos participantes. Conclusão: Os estudos que oferecem mais dados de autopercepção e autoconhecimento vocal dos sujeitos são aqueles em que o instrumento permite a expressão mais livre dos participantes, quais sejam, a questão aberta, do tipo O que você acha da sua voz, a solicitação de desenhos e o protocolo completo com descritores, que abrange um número significativo de possibilidades. Estudos com pacientes disfônicos ou com profissionais que utilizam a voz como material de trabalho podem contribuir para a compreensão da questão sobre o que torna a voz tão singular como uma impressão digital deixando que o próprio participante, em qualquer ciclo de vida, responda a essa questão a partir de instrumentos que o levem à expressão livre sobre o assunto
Palavras-chave: Autopercepção vocal
Self voice perception
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Fonoaudiologia
Citação: Costa, Thais Baroni da. Autopercepção vocal: instrumentos utilizados em pesquisas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28262
Data do documento: 7-Dez-2016
Aparece nas coleções:Graduação em Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAIS BARONI DA COSTA - TCC.pdf323,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.