REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28160
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fonoaudiologia educacional e a aprendizagem da leitura e escrita
Autor(es): Macedo, Ingrid Ferreira
Primeiro Orientador: Teixeira, Vera Regina Vitagliano
Resumo: Este estudo se propõe a fazer uma revisão documental bibliográfica e aferir os artigos científicos que indicam como o fonoaudiólogo educacional sob a perspectiva histórico–cultural atua e compreende o processo da aprendizagem da leitura e da escrita. Mais recentemente, a relação entre a Fonoaudiologia e a Educação vem sendo alvo de reflexões que abordam as diversas compreensões sobre o sujeito, embasando atuação fonoaudiológica na escola, variando os objetivos e ações no contexto educacional. Auxiliando em redes públicas e privadas em todas as modalidades e níveis de ensino. Neste trabalho, optou-se por priorizar fonoaudiólogos que desenvolvem suas atuações na educação, a partir da perspectiva histórico-cultural que considera a linguagem como uma prática discursiva social, que constitui e é permeada pelo indivíduo. Observamos por meio dos artigos que a proposta da saúde ampliada traz uma visão abrangente para além da fragmentação, buscando a participação e autonomia do indivíduo em seu processo de aprendizagem da leitura e escrita em diferentes espaços. Concluímos a importância de se realizar, cada vez mais, parcerias entre educadores e fonoaudiólogos que partilhem desse tipo de abordagem, para que os diversos processos de aprendizagem da leitura e da escrita possam ser olhados de forma singular, para isso, se faz necessário que o número de artigos que pesquisam a atuação dos fonoaudiólogos educacionais que trabalhem a partir dessa perspectiva cresça
Abstract: This study proposes to make a documentary review of the bibliographical and to verify the scientific articles that indicate how the educational audiologist under the historical - cultural perspective acts and understands in the learning process of reading and writing. More recently, the relationship between Speech and Hearing Therapy and Education has been the subject of reflections that address the different understandings about the subject, based on speech and language intervention in the school, varying the objectives and actions in the educational context. Assisting in public and private networks in all modalities and levels of education. In this work, we chose to prioritize speech-language pathologists who develop their actions in education, from the historical-cultural perspective that considers language as a social discursive practice that constitutes and is permeated by the individual. We observed through the articles that the extended health proposal brings a comprehensive vision beyond fragmentation, seeking the participation and autonomy of the individual in his process of learning to read and write in different spaces. We conclude the importance of making increasingly more partnerships between educators and speech therapists who share this type of approach, so that the different processes of learning to read and write can be looked at in a singular way. Number of articles that research the performance of educational speech therapists working from this perspective grow
Palavras-chave: Fonoaudiologia
Aprendizagem
Desenvolvimento
Educação
Fatores socioeconomicos
Speech-language pathology
Learning
Development
Education
Socioeconomic factors
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Fonoaudiologia
Citação: Macedo, Ingrid Ferreira. Fonoaudiologia educacional e a aprendizagem da leitura e escrita. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28160
Data do documento: 9-Dez-2016
Aparece nas coleções:Graduação em Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INGRID FERREIRA MACEDO - TCC.pdf601,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.