REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBergmann, Andreia
dc.contributor.advisor1Rubano, Denize Rosana
dc.date.accessioned2022-09-29T23:49:08Z-
dc.date.available2022-09-29T23:49:08Z-
dc.date.issued2017-09-11-
dc.identifier.citationBergmann, Andreia. Uma análise do papel exercido pela mulher em Walden II. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28062-
dc.description.resumoO presente trabalho pretendeu analisar o papel exercido pela mulher em Walden II (1948/1978) de B. F. Skinner, como é tratada a questão de gênero no livro, as diferenças existentes entre as contingências às quais estão submetidos mulheres e homens na narrativa, como subsídio para pensar a desigualdade de gênero presente em nossa sociedade na atualidade a partir da perspectiva da análise do comportamento. O trabalho é relevante na medida em que, ao descrever uma sociedade diferente da de seu tempo, Skinner expõe um arranjo de contingências que nos permite pensar valores e práticas sob uma nova perspectiva, incluindo a desigualdade de gênero, suscitando analisar as práticas atuais vislumbrando possibilidades de mudança. Foi lido o livro Walden II (1948/1978), impresso, na versão em português, e foram escolhidos trechos em que apareceram temáticas relacionadas a questões femininas. Os trechos escolhidos foram transcritos no Word e organizados segundo as seguintes categorias: Atividades/tarefas desempenhadas por homens e mulheres; Menções à igualdade; Menções a diferenças; Participação nas decisões acerca da vida na comunidade; Vida fora da comunidade; Questões relativas à educação; Questões relativas à sexualidade; Questões relativas à maternidade/casamento; Referências a personagens mulheres; Vestuário feminino; Mulher como ―objeto‖. A partir disso foi realizada uma análise considerando-se o contexto histórico e história particular da vida de Skinner, assim como conceitos relativos ao movimento feminista. Foi possível concluir que Skinner, apesar de não ter levado em consideração todas as variáveis controladoras que são importantes na desigualdade de gênero, ao escrever acerca de uma comunidade em que há acesso igual aos reforçadores a homens e mulheres, assim como possibilidade de que ambos os sexos realizem quaisquer tarefas na comunidade, o que pode ser entendido como igualdade de gênero, em um momento em que o feminismo não estava sendo muito difundido, foi inovador. Concluiu-se também que a análise do comportamento possibilita uma compreensão das desigualdades de gênero entendendo que elas se dão pelas relações coercitivas socialmente aceitas, que dificultam e até impedem o acesso das mulheres a reforçadores positivos, de modo que os homens dispõem desses reforçadores e podem assim controlar o comportamento das mulheres, tendo dessa maneira vantagens sobre as mesmas. E que é possível e necessária a criação de novas práticas culturais que questionem as regras descritivas e estabeleçam relações não coercitivas e igualitárias dando acesso a reforçadores positivos às mulheres de modo justo, o que deve ser implementado por uma educação que tenha estas mudanças por objetivo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectWalden IIpt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectVida em Comunidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleUma análise do papel exercido pela mulher em Walden IIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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