REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28050
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Privação sensorial e plasticidade do sistema nervoso central em usuários de aparelho de amplificação sonora e implante coclear: análise sistemática de literatura
Autor(es): Basílio, Marcela Antonelli
Primeiro Orientador: Boechat, Ediliene
Resumo: Introdução: Após o diagnóstico da deficiência auditiva no adulto e na criança, é imperativo o uso de dispositivos eletrônicos como etapa fundamental para o início da reabilitação. Os períodos de privação sensorial e de estimulação auditiva trazem mudanças na reorganização do Sistema Auditivo Nervoso Central. Estas mudanças podem ser observadas a partir de imagens (ressonância funcional), paradigmas eletrofisiológicos (Potenciais Evocados de Longa Latência) e comportamentais (habilidades auditivas). Objetivo: Realizar uma análise sistemática de literatura sobre os efeitos do uso de dispositivos no Sistema Nervoso Auditivo Central, em indivíduos com perda sensorioneural bilateral mediante respostas objetivas (ressonância funcional e PEALL) e subjetivas (habilidades auditivas por meio de questionários). Método: Foram levantadas as publicações dos últimos 10 anos, do período de agosto/2008 a agosto/2018 nas bases de dados: LILACS, MEDLINE/PubMed, SciELO, Google Acadêmico e na busca manual. Os critérios de elegibilidade foram: idade dos indivíduos (18 anos até 80 anos), diagnóstico de perda auditiva bilateral, submetidos a testes objetivos e/ou subjetivos. Resultado: Os artigos encontrados nas bases de dados foram selecionados a partir da leitura do título, do resumo e da leitura completa dos textos. A seleção resultou na análise de 10 estudos que respondiam a todos os critérios de elegibilidade. Conclusão: A partir do levantamento realizado verificou-se mudanças nos paradigmas eletrofisiológicos e comportamentais mostrando redução dos efeitos de privação sensorial após uso de dispositivos ou treino auditivo, evidenciando plasticidade do sistema nervoso auditivo central.
Palavras-chave: Plasticidade
Aclimatização
Sistema Nervoso Auditivo Central
Privação sensorial
Audição
Deficiência auditiva
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Fonoaudiologia
Citação: Basílio, Marcela Antonelli. Privação sensorial e plasticidade do sistema nervoso central em usuários de aparelho de amplificação sonora e implante coclear: análise sistemática de literatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28050
Data do documento: 23-Nov-2018
Aparece nas coleções:Graduação em Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCELA ANTONELLI BASÍLIO - TCC.pdf360,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.