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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27964
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Relações entre percepção de fala, vocabulário receptivo e uso efetivo do aparelho de amplificação sonora individual em crianças com deficiência auditiva |
Autor(es): | Macedo, Gracieli Santos de |
Primeiro Orientador: | Mendes, Beatriz |
Resumo: | Introdução: A intervenção, reabilitação e acompanhamento audiológico são essenciais para promover o desenvolvimento de habilidades comunicativas de crianças com deficiência auditiva levando a melhores condições de desempenho acadêmico, inclusão social e melhor qualidade de vida. Objetivo: relacionar o desempenho em tarefas de percepção de fala, vocabulário receptivo e uso efetivo de aparelho de amplificação sonora individual em crianças com deficiência auditiva Método: Foram avaliadas 79 crianças com deficiência auditiva, de ambos os sexos, com idade entre 06 e 17 anos. Foi medido o uso diário dos aparelhos de amplificação sonora individual. A audição e linguagem dos sujeitos foram classificadas de acordo com as categorias de audição (Geers, 1994) e linguagem (Moret et al.,2007), compreensão de sentenças em conjunto aberto (GASP); PEABODY-PPVT4; Word Association for Syllable Perception – WASP. Resultados: 63% dos sujeitos estão classificados nas categorias 6 de audição e 60% 5 linguagem. A média de acertos dos testes de percepção de fala foi de 86% no reconhecimento de palavras trissílabas, 92% de vogais e 91% de consoantes, 80% no reconhecimento de palavras dissílabas, 92% vogais e 86% de consoantes. No vocabulário receptivo 85% dos sujeitos estão abaixo de sua idade cronológica e 15% estão com o nível de vocabulário acima de sua idade cronológica Conclusão: 68% da amostra faz uso consistente do AASI, os sujeitos tiveram pontuação acima de 80% nos testes de percepção de fala, entretanto apresentaram desempenho de vocabulário abaixo do esperado para sua idade |
Palavras-chave: | Deficiência auditiva Linguagem Vocabulário Audição |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Fonoaudiologia |
Citação: | Macedo, Gracieli Santos de. Relações entre percepção de fala, vocabulário receptivo e uso efetivo do aparelho de amplificação sonora individual em crianças com deficiência auditiva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27964 |
Data do documento: | 23-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | Graduação em Fonoaudiologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Gracieli Santos de Macedo - TCC.pdf | 958,39 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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