REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27963
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relação entre a coordenação motora e a função executiva em adultos e idosos saudáveis
Autor(es): Ribeiro, Maria Luiza Triolo
Primeiro Orientador: Voos, Mariana Callil
Resumo: Introdução: A função executiva é responsável pela resolução de problemas cotidianos, de forma integrada e organizada. Ajuda o indivíduo a se adaptar às demandas ambientais e pode ser avaliada por testes como o Trail Making Test (TMT). Sabe-se que a função executiva é influenciada pela idade e escolaridade. No entanto, não há dados normativos para a diadococinesia. A diadococinesia é a capacidade de realizar movimentos rápidos e alternados nos membros superiores e inferiores. A avaliação da diadococinesia é realizada por meio de movimentos alternados de pronação e supinação das mãos e é utilizada para uma avaliação neurológica da coordenação dos movimentos voluntários. Objetivo: O presente estudo teve como objetivos investigar (1) possíveis diferenças na coordenação motora e função executiva de adultos e idosos com escolaridade alta e baixa e (2) possíveis correlações entre coordenação motora e função executiva nessa amostra. Métodos: Participaram do estudo 75 indivíduos (30-89 anos), dentre adultos e idosos, saudáveis. Foram avaliados a função executiva (com o Trail Making Test) e os movimentos de diadococinesia de membros superiores: com supinação-pronação do antebraço direito, esquerdo, de ambos os antebraços em fase (espelhados) e em antifase (alternados). Para verificar possíveis influências da idade e da escolaridade na função executiva e coordenação motora, foi usada análise de variância. Para investigar relações entre a função executiva e a diadococinesia, foi aplicado o teste de correlação de Pearson, com as correções por idade e escolaridade (p<0,05). Resultados: A idade e a escolaridade influenciaram na função executiva. Os idosos com escolaridade baixa foram significativamente mais lentos na parte B (parte cognitivo-motora) e no delta (parte cognitiva) do TMT. A idade e a escolaridade também interferiram no número de repetições no teste de coordenação motora. O número de repetições foi mais baixo em antifase para todos os grupos, sobretudo para os idosos com escolaridade baixa. A parte B do TMT (cognitivo-motora) se correlacionou com a parte A do TMT (motora) e com o delta TMT (cognitiva). As repetições da diadococinesia com o membro direito, esquerdo, fase e antifase se correlacionaram. Porém, não houve correlação moderada ou forte entre a função executiva (TMT) e a coordenação motora (diadococinesia). Conclusão:A idade e a escolaridade influenciaram na função executiva e a coordenação motora. Porém, os testes de função executiva e coordenação motora não apresentaram correlação quando esses dois fatores foram corrigidos
Palavras-chave: Escolaridade
Cognição
Idoso
Função executiva
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Fisioterapia
Citação: Ribeiro, Maria Luiza Triolo. Relação entre a coordenação motora e a função executiva em adultos e idosos saudáveis. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27963
Data do documento: 30-Jun-2020
Aparece nas coleções:Graduação em Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Luiza Triolo Ribeiro.pdf708,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.