REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Fisioterapia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Postura de crianças com deficiência auditiva
Autor(es): Santos, Ingrid Conceição dos
Primeiro Orientador: Penha, Patricia Jundi
Resumo: O sistema vestibular tem dupla função: auditiva pela presença da cóclea e regulação da postura e do equilíbrio. As crianças com deficiência auditiva podem desenvolver diferentes estratégias de controle postural para compensar dificuldades de equilíbrio e estabilidade, adquirindo, assim, posturas estáticas típicas que ofereçam melhor estabilidade corporal. O objetivo do presente trabalho foi avaliar os desvios posturais de crianças com deficiência auditiva. Foram avaliadas 159 crianças de ambos os sexos, 6 a 11 anos, sendo 78 crianças com deficiência auditiva (DA) e 81 crianças ouvintes (ouvintes) usando o software de avaliação postural (SAPO). Foram avaliados, tanto no plano frontal quanto no sagital, os seguintes segmentos corporais: tornozelo, joelho, pelve, tronco, ombro, escápula e cabeça. Os dados foram submetidos a análises descritivas (média, desvio padrão e porcentagem) e inferencial com teste t de student e qui-quadrado para a comparação das variáveis posturais quantitativas e qualitativas, respectivamente. Foi utilizado o teste t-pareado para comparação entre os lados direito e esquerdo. Adotou-se o nível de significância estatística de 5%. Nesse estudo, as alterações posturais encontradas nas crianças com deficiência auditiva foram: inclinação de cabeça à esquerda (p=0,000), elevação da escápula direita (p=0,021), extensão do tronco (p=0,019), projeção anterior do corpo (p=0,000), joelhos valgos (p=0,054) e semifletidos (p=0,000) e flexão de tornozelo (p=0,005). Concluiu-se, portanto, que crianças com deficiência auditiva apresentaram alterações posturais típicas que podem estar relacionadas à busca de um melhor equilíbrio
Abstract: The vestibular system has a dual function: auditory due to the presence of the cochlea and regulation of posture and balance. Hearing impaired children can develop different postural control strategies to compensate for balance and stability difficulties, thus acquiring typical static postures that offer better body stability. The aim of the present study was to evaluate the postural deviations of children with hearing loss. We evaluated 159 children of both gender, between 6 to 11 years old, such as 78 children with hearing impairment (HI) and 81 hearing children (listeners) using the postural assessment software (SAPO). The following body segments were evaluated in both frontal and sagittal planes: ankle, knee, pelvis, trunk, shoulder, scapula, and head. The data were submitted to descriptive analyzes (mean, standard deviation and percentage) and inferential analysis with Student's t test and chi-square to compare the quantitative and qualitative postural variables, respectively. The paired t-test was used to compare the right and left sides. The level of statistical significance was set at 5%. In this study, the postural changes found in children with hearing impairment were: inclination of the head to the left (p = 0.000), elevation of the right scapula (p = 0.021), extension of the trunk (p = 0.019), anterior projection of the body (p = 0.000), knock knees (p = 0.054) and semi-flexed knees (p = 0.000) and ankle flexion (p = 0.005). It was concluded, therefore, that children with hearing impairment presented specific postural changes that may be related to the search for a better balance
Palavras-chave: Postura
Perda auditiva
Avaliação
Criança
Surdez
Posture
Hearing loss
Assessment
Child
Deafness
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Fisioterapia
Citação: Santos, Ingrid Conceição dos. Postura de crianças com deficiência auditiva. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27941
Data do documento: 30-Jun-2020
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