REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27903
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Imagem corporal e sexualidade em mulheres mastectomizadas
Autor(es): Morais, Marcella André
Primeiro Orientador: Burti, Juliana Schulze
Resumo: Introdução: O corpo feminino é um reflexo da construção sociocultural, política e ambiental, criados até meados de 1960, conforme a perspectiva masculina. Pode-se perceber que o ideal de beleza da mulher, foi sendo construído de acordo com seu papel na sociedade e sempre marcado por questões ligadas à sexualidade. Em paralelo ao contexto da construção do corpo feminino, tem-se a doença câncer de mama. A doença acarreta consequências biopsicossociais para estas mulheres, sendo um problema de saúde pública mundial. Ao revisar a literatura é possível identificar alguns elementos, isoladamente, a imagem corporal e sexualidade de mulheres mastectomizadas. Objetivos: O objetivo principal foi avaliar a imagem corporal e a sexualidade de mulheres mastectomizadas após o câncer de mama. Metodologia: Foram incluídas mulheres mastectomizadas recrutadas por meio de mídias sociais. A pesquisa se deu através de um conjunto de questionários online para resposta, incluindo um questionário com dados pessoais, sociodemográficos e sobre a doença; e dois instrumentos validados, um sobre imagem corporal em mastectomizadas e outro sobre sexualidade. Resultados: 51 voluntárias participaram da pesquisa, com idade entre 29 a 83 anos, 68,6% casadas, 76,47% com filhos e 80,4% com plano de saúde. A maioria relatou histórico da doença na família e passou pelo processo de mastectomia radical. Todas foram submetidas a, pelo menos, um tratamento além da cirurgia, sendo em sua maioria quimioterapia e radioterapia. Quanto aos questionários, o de imagem corporal apresentou uma média de pontos que significam uma autoimagem ajustada. Quanto ao questionário de sexualidade, os dados mostraram que as mulheres apresentaram um nível regular de satisfação. Conclusão: Concluiu-se que as voluntárias não apresentaram distorção da imagem corporal, sendo que as casadas apresentaram melhores resultados que as solteiras. Quanto à sexualidade, as mulheres apresentaram nível regular a bom de satisfação, sendo que as casadas também tiveram melhor nível de satisfação que as solteiras. Em relação à cirurgia, as mulheres que fizeram reconstrução tiveram melhores resultados que as que não haviam feito, para ambas variáveis. Os achados também permitem 5 concluir que quanto melhor o nível de satisfação com a imagem corporal, melhor a satisfação sexual
Palavras-chave: Mastectomia
Câncer de mama
Qualidade de vida
Sexualidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Fisioterapia
Citação: Morais, Marcella André. Imagem corporal e sexualidade em mulheres mastectomizadas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27903
Data do documento: 23-Nov-2018
Aparece nas coleções:Graduação em Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCELLA ANDRÉ MORAIS - TCC.pdf686,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.