REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27764
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Drag Queens e a arte de ser mulher: a mulher ex-siste e a Drag resiste
Autor(es): Seiler, Gabriela Utumi
Primeiro Orientador: Hime, Flavia Arantes
Resumo: A Drag Queen será o foco desta pesquisa teórica, que tem como objetivo analisar esta performance sob a ótica da psicanálise lacaniana, utilizando o método de pesquisa bibliográfica. Para isso, foi feito um levantamento histórico da trajetória desta performance até adquirir um caráter de destaque na comunidade LGBTQIA +, além da importante participação nas conquistas de direitos desta mesma comunidade; ademais, será abordado o histórico da Cultura Ballroom, e do que ela trata. A performance Drag é, então, diferenciada das vivências transexuais e travestis, a partir de uma breve explicação sobre os termos gênero, identidade de gênero e expressão de gênero, de modo a situar a performance Drag na discussão atual sobre estes temas, particularmente dentro da teoria psicanalítica. Tudo isso será realizado com o aporte teórico do campo de Estudos Queer, o qual será colocado em diálogo com a teoria psicanalítica posteriormente. Para abordar este fenômeno sob a ótica psicanalítica, realizou-se uma revisão teórica das concepções acerca da sexualidade, passando pela teoria de Freud, para chegar à Lacan e sua fórmula da sexuação, que será a base para a discussão de como a famosa frase de Lacan “a mulher não existe” se relaciona com a performance Drag. Conclui-se que a performance Drag, nos diferentes contextos de resistência e luta por direitos dos quais participou, colocou-se como um ato de contestação enfática às imposições das normas de gênero e sexualidade artificialmente criadas e violentamente reiteradas ao longo dos últimos quinhentos anos. Através de suas montações, as Drag Queens acessam uma parcela da sexualidade reservada ao “outro” sexo, unificando em um só ser a dualidade socialmente construida de masculino/feminino
Palavras-chave: Drag queens
Expressão de gênero
Psicanálise
Fórmula da sexuação
Gênero
Estudos Queer
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Seiler, Gabriela Utumi. Drag Queens e a arte de ser mulher: a mulher ex-siste e a Drag resiste. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27764
Data do documento: 17-Jun-2022
Aparece nas coleções:Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gabriela Utumi Seiler (2022)_Gabriela Utumi Seile.pdf545,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.