REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27753
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O lugar da família como influência nas relações amorosas: a transmissão geracional do afeto
Autor(es): Nicollette, Isabella Tortelli
Primeiro Orientador: Hime, Flavia Arantes
Resumo: Introdução: Foram introduzidos os conceitos e referências que fundamentaram a pesquisa, apresentando a Teoria do Apego, conceitos como Modelos Internos de Funcionamento, Cognição Social, Dimensão Subjetiva da Realidade e Consciência, além de uma breve postulação sobre os relacionamentos afetivos na atualidade, assim como sobre as relações abusivas que têm sido cada vez mais evidenciadas. Objetivo: Compreender como os indivíduos constroem e atualizam seus modos de se relacionar intimamente ao longo do ciclo vital, considerando-se dialeticamente os seus contextos e a estrutura social, as possibilidades e limitações existentes. Método: A pesquisa se utilizou do público adulto, sendo 4 participantes divididos igualmente em gênero e condições socioeconômicas variadas; as entrevistas foram compostas de dois momentos: um questionário sociodemográfico e a narrativa autobiográfica dos participantes. Conclusões: Constatou-se que os vínculos formados na infância não determinam, mas tem grande influência nas relações afetivas construídas entre adultos. Da mesma forma, as desigualdades de gênero, as distintas classes sociais e os recortes de raça também são fatores de influência na maneira que os indivíduos se colocam nas relações; além disso, a clareza e consciência sobre tais influências, e a possibilidade de agir e transformar as condições existentes, são potências interferidas pelos recortes ditos anteriormente
Palavras-chave: Família
Vínculos afetivos
Gênero
Raça
Classe
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Nicollette, Isabella Tortelli. O lugar da família como influência nas relações amorosas: a transmissão geracional do afeto. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27753
Data do documento: 17-Jun-2022
Aparece nas coleções:Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isabella Tortelli Nicollette.pdf_Isabella Tortelli Ni.pdf589,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.