REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27644
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sublimação no processo artístico: uma resposta para a insatisfação pulsional na contemporaneidade
Autor(es): Rubin, Beatriz Adriana da Silva
Primeiro Orientador: Souza, Talitha Ferraz de
Resumo: A sublimação se modificou muito ao longo da elaboração da psicanálise, mas sempre carregando a ideia de destino pulsional efetivo. Isso porque, para ocorrer um processo de sublimação, a satisfação da meta sexual não é um requisito, contrariamente de como ocorre no recalque. Nesse sentido, nossa sociedade contemporânea procura sublimar através de formas de prazer estruturadas pelo capitalismo, como trabalho e consumo, porém, estas se adequam a uma lógica mercantilista que retifica o sujeito e descontextualiza sua insatisfação, transformando esta numa falta que irá ser fantasiosamente preenchida pelo sistema. Em contrapartida, a produção artística diferencia-se dessas atividades ao valorizar o processo em detrimento do produto, o que abre lugar à participação do inconsciente do sujeito, colocando sua subjetividade nessa produção criativa e deslocando energias libidinais devido a uma flexibilização da meta. Por isso, é destacada a importância da arte como sublimação, principalmente no contexto de uma sociedade capitalista, que, por trazer na sua constituição um afastamento entre o sujeito e o seu desejo inconsciente, abre espaço para o crescimento cada vez mais agravado de uma civilização ainda mais neurotizante
Palavras-chave: Psicanálise
Sublimação
Arte
Capitalismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Rubin, Beatriz Adriana da Silva. Sublimação no processo artístico: uma resposta para a insatisfação pulsional na contemporaneidade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27644
Data do documento: 17-Jun-2022
Aparece nas coleções:Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Beatriz Rubin_Beatriz Adriana Da S.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.