REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27521
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBuratto, Lia
dc.contributor.advisor1Hisgail, Fani
dc.date.accessioned2022-08-30T12:34:31Z-
dc.date.available2022-08-30T12:34:31Z-
dc.date.issued2016-07-28
dc.identifier.citationBuratto, Lia. O inconsciente é o pai do rock: As hipnoses da música. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27521-
dc.description.resumoEste estudo tem como problema de pesquisa entender como a música revela o inconsciente. Como a hipnose foi muito usada por Freud para acessar o inconsciente humano, a hipótese sugerida é de que a música tem o mesmo poder da hipnose; em outras palavras, a música atua como metáfora para a escuta do inconsciente. O objetivo geral é entender o que o gosto por rock faz o inconsciente revelar, e se é somente o estilo quem determina o inconsciente ou se há outro elemento dentro da estética musical que toca o inconsciente. Não cabe a este estudo levantar assertivas sobre neurociência ou alguma outra área da Medicina, mas abraçar o estudo psicanalítico do poder da música. Os objetivos específicos são (i) entender os tipos de ‘respostas inconscientes’ à música produzida e escutada e (ii) compreender os vários tipos de grupos que se formam de acordo com o estilo musical. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso por meio de entrevistas semiestruturadas com dois fãs de rock, por meio da entrevista também sobre história de vida. A livre associação de ideias foi a forma como a Psicanálise encontrou para entender a mente do ser humano e ‘resolver’ ou nomear parte de seus problemas. A arte é a livre associação de ideias, como a psicanálise, motivo pelo qual Freud a utilizava para criar os caminhos da psicanálise. Concluiu-se que o estilo pode ser um indicativo do inconsciente das pessoas, e, de maneira macro, que a música é um hipnótico, porém são necessários estudos mais abrangentes para entender se realmente o estilo é escolhido pelo inconsciente ou se o inconsciente é escolhido pelo estilo – ou seja, se o estilo é mesmo mandatório na hipnosept_BR
dc.description.abstractThis research talks about how music reveals the Unbewusste. As hypnosis was widely used by Freud to access the human Unbewusste, the suggested hypothesis is that music has the same power of hypnosis; at the same, the music acts as a metaphor for the Unbewusste listening. The overall goal is to understand what the rock enjoying makes reveals the Unbewusste, and is only the style determines the Unbewussteor or if there is another element in the musical aesthetic that touches the Unbewusste. This study does not talks about neuroscience or any other medicine area, but embrace the psychoanalytic study of the power of music. The specific objectives are (i) understand the types of ‘Unbewusste responses’ to the music produced and heard and (ii) understand the various types of groups that are formed according to the musical style. The methodology used was the bibliographical research and the case study through semi-structured interviews with two rock fans through the interview also on life history. The free association of ideas was how psychoanalysis found to understand the mind of the human being and ‘resolve’ or appoint part of their problems. Art is the free association of ideas, like psychoanalysis, which is why Freud used to create paths of psychoanalysis. It was concluded that the style may be indicative of the Unbewusste people, and macro way, that music is a hypnotic, we still need further comprehensive studies to understand really the style is chosen by the unconscious or the unconscious is chosen by style – that is, if the style is even mandatory in hypnosisen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Culturapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInconscientept_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectHipnosept_BR
dc.subjectRockpt_BR
dc.subjectHeavy metalpt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectUnconsciousen_US
dc.subjectMusicen_US
dc.subjectHypnosisen_US
dc.subjectRocken_US
dc.subjectHeavy metalen_US
dc.subjectSemioticsen_US
dc.subjectPsychoanalysisen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleO inconsciente é o pai do rock: As hipnoses da músicapt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIA BURATTO.pdf990,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.