REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27377
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Avaliação da qualidade na prestação de serviço no transporte público urbano de passageiros na cidade de Osasco: uma pesquisa de satisfação
Autor(es): Lins, José Linaldo
Primeiro Orientador: Yue, Gin Kwan
Resumo: Neste trabalho são apresentados os resultados de avaliação do transporte público urbano por ônibus na cidade de Osasco, pesquisa de campo realizada pelo Órgão Gestor – CMTO e pela concessionária Auto Viação Urubupungá Ltda., sob a ótica da qualidade dos serviços prestados pela empresa Urubupungá em especial. O método da avaliação consistiu na aplicação de pesquisa aos usuários do sistema de transporte pela qual a empresa Urubupungá é prestadora dos serviços na região norte com a maioria das suas linhas, onde foram avaliados o desempenho e a importância dos principais fatores de qualidade. A segunda maneira de avaliação foi considerada a metodologia utilizada pela Companhia Municipal de Transporte de Osasco – CMTO para o PlanMobi – Plano de Mobilidade Urbano da Cidade, no acompanhamento do serviço prestado pelas empresas operadoras do transporte urbano por passageiros. Com base nessas avaliações, sobretudo nos resultados da pesquisa de satisfação dos usuários, foram identificados os principais aspectos positivos e negativos do transporte coletivo, que será relato no capitulo 4 dessa monografia. À luz desses fatos, é apresentado um conjunto de ações para melhoria do sistema. Essas ações, basicamente, se resumem no seguinte: tratar os atributos da pesquisa realizada pela Urubupungá com a menor nota de satisfação do serviço; melhorar a pontualidade, intervalo, limpeza e lotação das linhas, pela análise na pesquisa da CMTO, criar corredores exclusivo para ônibus, regularizar o pavimento das vias por onde circulam os coletivos, instalar mais abrigos com bancos e cobertura nos mesmos, divulgar os serviços tecnológicos que já estão disponíveis para os usuários como CittaMobi, fazer um reestudo no traçado das linhas atuais diminuindo o intervalo entre atendimento em alguns locais específicos
Palavras-chave: Qualidade
Transporte público urbano
Onibus
Usuário
PlanMobi
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Administração de Empresas
Citação: Lins, José Linaldo. Avaliação da qualidade na prestação de serviço no transporte público urbano de passageiros na cidade de Osasco: uma pesquisa de satisfação. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Administração de Empresas) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27377
Data do documento: 1-Nov-2017
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ LINALDO LINS.pdf6,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.