REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27335
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Maria Verônica Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Mirtes Cristina Marins de-
dc.date.accessioned2022-08-24T21:29:42Z-
dc.date.available2022-08-24T21:29:42Z-
dc.date.issued2017-09-20-
dc.identifier.citationFarias, Maria Verônica Rodrigues de. Ovo-dilacerado: Grupo Gutai, Grupo Frente, Grupo Ruptura e as vanguardas artísticas nos anos 1950-1960. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27335-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como finalidade expor parte da produção artística no Brasil entre os anos 1950 e 1960, especificamente o Movimento Concreto Paulista e o Movimento Neoconcreto do Rio de Janeiro, quando a partir desses movimentos se formaram o Grupo Ruptura e o Grupo Frente, respectivamente. Paralelamente, exploraremos aspectos comuns entre os movimentos brasileiros e o Grupo Gutai, que se formou na mesma época no Japão. Estes movimentos se estabeleceram em meio aos questionamentos e inquietações causados pela Segunda Grande Guerra, levando os artistas a repensarem o seu papel. Inseridos em um contexto de abertura, ideologia desenvolvimentista, durante o período do governo Juscelino Kubitschek no Brasil, e no Japão o desenvolvimento tecnológico e industrial, fomentado pela política de reestruturação pelos Estados Unidos, mesclando o racional e o experimental, esses artistas buscaram responder aos desafios de seu contexto geopolítico. Para os artistas, era central à discussão reestruturar o seu sentido de lugar no mundo por meio da arte e pela arte: era como se a percepção de si próprio estivesse sendo desestabilizada e repensada. Da mesma forma, a relação entre arte e corpo adquire novas tendências, como desejo de maior liberdade e a necessidade dos artistas em experimentar novas formas de expressão. Além disso, essa alteração estimulou e fez florescer atividades que romperam com a relação tradicional entre o artista e o objeto, caracterizando-se pela intensa experimentação que se estendeu à superação dos suportes artísticos tradicionais. A expansão da prática artística materializou-se em manifestações como a action painting, a body art, o happening e outras formas de performance. A ênfase do presente trabalho recairá sobre os movimentos de vanguarda que trabalharam sob os paradigmas funcionalista e racionalista em busca de uma linguagem universal, incluindo Max Bill na Europa e, no Brasil, os concretistas e neoconcretistas em diálogo com Gutaipt_BR
dc.description.abstractThis study has the goal of exposing and analyzing part of the artistic movements in Brazil from 1950 to 1960. More specifically, it focuses on the Concrete Art Movement in Sao Paulo and the Neo-Concrete Movement, which led to the formation of the Grupo Ruptura and Grupo Frente, respectively. Additionally, the study draws comparisons between the above-mentioned movements and the Japanese Gutai Group. Despite the geographical differences, all these groups had commonalities between them, as they were established in a post World War II reality filled with restlessness and questioning. The movements were shaped in a world filled with development ideologies (i.e. Juscelino Kubitschek in Brazil; Japan and the American restructuring program; etc.) that allowed for the exploration of new means of expression, mixing the rational and the experimental in an attempt of answering the challenges of the geopolitical context of the time. Central to the conversation was the role that artists felt they played. For them, it was necessary to restructure their meaning of belonging to the world through artistic means and for the art itself. The notion of oneself was destabilized and rethought along with the relationship between art and body. Such movements saw a greater wish for freedom of expression, in addition to exploring new means for expressing art. Furthermore, this search for expression allowed for the creation of new activities that broke with the traditional relationship between artist and object, such as the artistic manifestations of Action Painting, Body Art and Happening, among others. The emphasis of this study will be on the avant-garde movements that worked within functional and rational paradigms for the search of a universal language, including Max Bill in Europe, the Concrete and Neo-Concrete Movements in Brazil along with the Gutai Group in Japanen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Arte: Crítica e Curadoriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMovimento Concretopt_BR
dc.subjectMovimento Neoconcretopt_BR
dc.subjectExperimentação artísticapt_BR
dc.subjectGrupo Gutaipt_BR
dc.subjectConcrete Movementen_US
dc.subjectNeo-concrete Movementen_US
dc.subjectArtists experimentationen_US
dc.subjectGutai Groupen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.titleOvo-dilacerado: Grupo Gutai, Grupo Frente, Grupo Ruptura e as vanguardas artísticas nos anos 1950-1960pt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA VERÔNICA RODRIGUES DE FARIAS.pdf3,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.