Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27137
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | A influência da respiração no processo de aprendizagem |
Autor(es): | Marques, Patrícia de Souza |
Primeiro Orientador: | Fagali, Eloisa Quadros |
Resumo: | Respirar pela boca na infância é um hábito que pode trazer uma série de malefícios, entre eles baixo rendimento escolar e problemas de crescimento. Essa pesquisa tem como objetivo esclarecer as consequências que um respirador bucal (indivíduo que respira pela boca) pode apresentar no processo de aprendizagem, principalmente na leitura e escrita. Bem como a importância de diagnosticar um respirador bucal logo nos primeiros anos de vida. Irei trazer algumas características de uma criança que respira pela boca, para que nós psicopedagogos, tenhamos condições de identificar em nossos atendimentos e a partir daí pesquisar se a respiração é uma das causas das dificuldades de aprendizagem apresentadas. Com esses conhecimentos poderemos orientar melhor as famílias e escolas na busca de um tratamento específico, bem como entender as necessidades e dificuldades da criança em nossos atendimentos |
Abstract: | Breathing through the mouth in childhood is a habit that can bring a lot of harm, including low school performance and growth problems This research aims to clarify the consequences that a mouth respirator (the person breathing through the mouth) can present in the learning process, especially in reading and writing. As well as the importance of diagnosing a mouth breather in the early years of life. I will bring some characteristics of a child who breathes through the mouth, so that we psych pedagogues, we can identify in our care and from there to investigate if breathing is one of the causes of the learning difficulties presented. With this knowledge we can better guide families and schools in the search for a specific treatment, as well as understand the needs and difficulties of the child in our care |
Palavras-chave: | Aprendizagem Dificuldades Respiração Boca Learning Difficulties Breath Mout |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Psicopedagogia |
Citação: | Marques, Patrícia de Souza. A influência da respiração no processo de aprendizagem. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27137 |
Data do documento: | 30-Mai-2018 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PATRÍCIA DE SOUZA MARQUES.pdf | 474,12 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.