REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26724
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Maria Carolina Ramicelli-
dc.contributor.advisor1Silveira, Valeska Freman B. Freitas-
dc.date.accessioned2022-08-16T15:17:55Z-
dc.date.available2022-08-16T15:17:55Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26724-
dc.description.resumoO Ensino Religioso aos moldes da metodologia proposta pela Ciência da Religião (CR), na qual as religiões são estudadas como fenômenos culturais, situadas no tempo e no espaço, favorece o desenvolvimento de habilidades para que, ao conhecer as religiões, haja uma maior abertura às diferentes manifestações religiosas e ao respeito a esse aspecto relevante da vida social. Nesse sentido, buscamos iniciar uma reflexão sobre como o saber científico da CR pode se adequar à sala de aula diante das competências e habilidades propostas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e em que medida os objetos do conhecimento da unidade temática "Crenças religiosas e filosofias de vida”, propostos para o 5o ano do Ensino Fundamental, propiciam a aplicação da CR no ER e enfatizam a abertura ao outro religioso na diversidadept_BR
dc.description.abstractReligious Education along the lines of the methodology proposed by the Science of Religion, in which religions are studied as cultural phenomena, situated in time and space, favors the development of skills so that, by knowing the religions, there is a greater openness to different religious manifestations and respect for this relevant aspect of social life. In this sense, we seek to initiate a reflection on how the scientific knowledge of the Science of Religion can be adapted to the classroom facing the competencies and skills proposed by the BNCC (Common National Curricular Base) and to what extent the objects of knowledge of the thematic unit "Religious beliefs and philosophies of life" proposed for the 5th year of elementary school provide the application of Religious Science in Religious Education and emphasize the openness to the religious other in diversityen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ciência da Religião: uma Capacitação para os Estudos da Religiãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectCiência da Religiãopt_BR
dc.subjectTransposição didáticapt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectReligious educationen_US
dc.subjectScience of Religionen_US
dc.subjectDidactic transpositionen_US
dc.subjectBNCCen_US
dc.subjectDiversityen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpt_BR
dc.titleBreve reflexão sobre a transposição didática da ciência da religião para o ensino religioso diante da proposta da BNCC para o 5o ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Carolina Ramicelli Santos_monografia.pdf246,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.