REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Márcia Maria dos-
dc.contributor.advisor1Figueira, Eulálio Avelino Pereira-
dc.date.accessioned2022-08-16T15:17:49Z-
dc.date.available2022-08-16T15:17:49Z-
dc.date.issued2020-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26705-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão do curso Especialização em Ciência da Religião teve como objetivo fazer uma incursão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mais especificamente na parte que compete ao Ensino Religioso. Nos últimos anos, o Ensino Religioso, no Brasil, esteve na arena do debate público para se compreender a sua natureza e o seu papel na escola. Neste quesito, também, foi enfatizado a condição de disciplina regular no currículo. Esses debates aconteceram mais notadamente em 2015 quando o MEC (Ministério da Educação e Cultura) apresentou o documento para consulta pública homologando-a duas vezes: a primeira homologação 2017 com as etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, a segunda em 2018 com a inclusão do Ensino Médio, finalizando o documento com as etapas do Ensino Básico. Doravante, à luz da Ciência da Religião, resolvemos verificar se há indícios de proselitismo caracterizado pela predominância de algum segmento religioso na forma como foi organizado o componente curricular na BNCC.Tendo em vista a atualidade do tema, buscamos desenvolver os estudos por meio da metodologia bibliográfica e documental delineada pela reflexão para que dessa maneira fosse possível se apropriar da abrangência histórica, conceitual e crítica do Ensino Religioso. Para o aporte teórico, amparamos nos trabalhos de Charles Taylor, Dermeval Saviani, Emerson Giumbelli e José Scampini para desenvolver o estudo do objeto. Desse modo, o trabalho visou discorrer sobre a parte histórica do Ensino Religioso, leitura e estudo de documentos oficiais para chegar à conclusão de que enquanto área de conhecimento e da maneira como foi organizada, na BNCC não há proselitismo religiosopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ciência da Religião: uma capacitação para os estudos da religiãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectProselitismopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpt_BR
dc.titleA Base Nacional Comum Curricular e o ensino religiosopt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
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