Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26570
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Percepções de alunos sobre a autoavaliação no ensino-aprendizagem de inglês |
Autor(es): | Nunes, Adneide de Andrade |
Primeiro Orientador: | Nogueira, Andrea Patricia |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo investigar as percepções dos alunos, através da autoavaliação, sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa. Para tanto, os dados foram coletados por meio de três questionários autoavaliativos, tendo como participantes oito alunos focais do Ensino Fundamental de uma escola pública. O estudo, de natureza interpretativista, foi feito por meio de estudo de caso, e se baseou teoricamente nos autores: Liberali (2009), fundamentando a formação de professor; Vygotsky (1934), que aborda o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal e estudos de Linguagem; Fidalgo (2002), que fundamenta o conceito de avaliação mediadora, e a autoavaliação como parte integradora deste conceito; Perrenoud (1999), que apresenta o conceito de avaliação formativa e autoavaliação; e Leffa (2007) com abordagens sobre ensino de língua inglesa. Com base nos resultados obtidos, este estudo indicou possíveis caminhos de reflexão e aprimoramento da prática docente, por meio de instrumentos autoavaliativos, abordando pressupostos da avaliação formativa no sentido de ajustar e otimizar aspectos do ensino-aprendizagem em benefício de uma aprendizagem expressiva aos alunos e considerando estes como agentes críticos de seus processos de ensino-aprendizagem de língua inglesa |
Palavras-chave: | Ensino Aprendizagem de língua inglesa Avaliação formativa Autoavaliação |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26570 |
Data do documento: | 1-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ADNEIDE DE ANDRADE NUNES.pdf Restricted Access | 311,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.