REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26570
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Percepções de alunos sobre a autoavaliação no ensino-aprendizagem de inglês
Autor(es): Nunes, Adneide de Andrade
Primeiro Orientador: Nogueira, Andrea Patricia
Resumo: Este trabalho teve por objetivo investigar as percepções dos alunos, através da autoavaliação, sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa. Para tanto, os dados foram coletados por meio de três questionários autoavaliativos, tendo como participantes oito alunos focais do Ensino Fundamental de uma escola pública. O estudo, de natureza interpretativista, foi feito por meio de estudo de caso, e se baseou teoricamente nos autores: Liberali (2009), fundamentando a formação de professor; Vygotsky (1934), que aborda o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal e estudos de Linguagem; Fidalgo (2002), que fundamenta o conceito de avaliação mediadora, e a autoavaliação como parte integradora deste conceito; Perrenoud (1999), que apresenta o conceito de avaliação formativa e autoavaliação; e Leffa (2007) com abordagens sobre ensino de língua inglesa. Com base nos resultados obtidos, este estudo indicou possíveis caminhos de reflexão e aprimoramento da prática docente, por meio de instrumentos autoavaliativos, abordando pressupostos da avaliação formativa no sentido de ajustar e otimizar aspectos do ensino-aprendizagem em benefício de uma aprendizagem expressiva aos alunos e considerando estes como agentes críticos de seus processos de ensino-aprendizagem de língua inglesa
Palavras-chave: Ensino
Aprendizagem de língua inglesa
Avaliação formativa
Autoavaliação
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26570
Data do documento: 1-Dez-2019
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADNEIDE DE ANDRADE NUNES.pdf
  Restricted Access
311,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.