REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVeiga, Milene Cantiero
dc.contributor.advisor1Gomes, Marina Pereira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1684143426714618pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-17T21:01:46Z-
dc.date.available2022-06-17T21:01:46Z-
dc.date.issued2020-12-01-
dc.identifier.citationVeiga, Milene Cantiero. Mutismo seletivo infantil e intervenções psicoterápicas: uma revisão bibliográfica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26332-
dc.description.resumoO transtorno do mutismo seletivo (MS) é pouco conhecido, e é facilmente confundido com uma timidez. Ele afeta aproximadamente 1% da população, e traz prejuízos psicossociais e educacionais para crianças de várias idades. Em função da deficiente atenção dada aos sintomas do mutismo seletivo pelos atores escolares e por familiares das crianças, procurou-se sistematizar os conhecimentos existentes acerca do transtorno. Este estudo também teve como objetivo identificar e investigar as possíveis intervenções psicoterápicas para o tratamento do MS. A metodologia do trabalho foi a pesquisa descritiva – de caráter qualitativa – por meio de pesquisa bibliográfica. Foram encontrados na literatura opções de tratamento com a terapia comportamental, terapia cognitivo-comportamental (TCC), terapia psicodinâmica – ludoterapia e arterapia – e terapia familiar. Estudos de casos realizados e publicados na bibliografia foram descritos e os resultados foram analisados. Observou-se que os trabalhos efetuados com intervenção comportamental, com terapia cognitivocomportamental, e terapia psicodinâmica através de ludoterapia, obtiveram superação do quadro de MS. A intervenção com arterapia, por sua vez, mostrou evolução do caso, mas sem êxito de superação. Não houve achados práticos da terapia familiar para o tratamento do MS. Concluiu-se que a maioria dos estudos desenvolvidos com crianças com MS fizeram uso da TCC, sendo considerada a mais promissora das intervenções. Ainda assim, ressaltou-se para o fato de que outras abordagens psicológicas apresentam uma maior dificuldade em mensurar e demonstrar resultados em pesquisapt_BR
dc.description.abstractSelective mutism disorder (MS) is little known, and is easily mistaken for shyness. It affects approximately 1% of the population, and brings psychosocial and educational damage to children of various ages. Due to the deficient attention given to the symptoms of selective mutism by school actors and children's relatives, an attempt was made to systematize the existing knowledge about the disorder. This study also aimed to identify and investigate possible psychotherapeutic interventions for the treatment of MS. The methodology of the work was the descriptive research - of qualitative character - through bibliographic research. Treatment options with behavioral therapy, cognitive-behavioral therapy, psychodynamic therapy - play therapy and artherapy - and family therapy were found in the literature. Case studies carried out and published in the bibliography were described and the results were analyzed. It was observed that the work carried out with behavioral intervention, with cognitive-behavioral therapy, and psychodynamic therapy through play therapy, achieved overcoming the MS. The intervention with artherapy, in turn, showed evolution of the case, but without success in overcoming it. There were no practical findings from family therapy for the treatment of MS. It was concluded that most of the studies developed with children with MS used cognitive-behavioral therapy, being considered the most promising of the interventions. Even so, it was emphasized that other psychological approaches have greater difficulty in measuring and demonstrating research resultsen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMutismo seletivopt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectIntervenções psicoterápicaspt_BR
dc.subjectSelective mutismen_US
dc.subjectAnxietyen_US
dc.subjectPsychotherapeutic interventionsen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleMutismo seletivo infantil e intervenções psicoterápicas: uma revisão bibliográficapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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