REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26328
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os aspectos da perversão na clínica psicanalítica
Autor(es): Oliveira, Marina Serigatti de
Primeiro Orientador: Souza, Talitha Ferraz de
Resumo: A presente pesquisa teve a intenção de trazer reflexões acerca da temática de uma clínica da perversão. Neste sentido, foi trilhado um caminho rumo ao objetivo principal, passando primeiramente por uma revisão freudiana a respeito da clínica, incluindo também, comentários lacanianos para a instituição da clínica. Tais comentários focaram no que fora tratado adiante, no tocante ao sujeito suposto saber, objeto a e discurso analítico. Desta forma, foi tratada da questão da perversão, dentro e fora da clínica, para que assim, fosse possível compreender a importância do seu mecanismo de defesa: a recusa. Assim, para se aprofundar no objetivo principal - na clínica da recusa - foi necessário explorar a questão da discursiva do perverso, trazendo como este discurso impacta a clínica e como ela traz dificuldades para o andamento do trabalho analítico. Tal discurso representa um formato atuante, como uma maneira de fugir da angústia, em uma forma de passagem ao ato. A discussão de um caso clínico já publicado foi o método utilizado para ilustrar questões clínicas, como a forma de discurso, a posição do analista e angústias perversas. É neste sentido que, neste trabalho, foi possível desmitificar a questão de que “o perverso não vai à clínica” e refletir sobre a temática principal, compreendendo os limites e possibilidades impostas por este trabalho analítico
Palavras-chave: Psicanálise
Clínica psicanalítica
Perversão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Oliveira, Marina Serigatti de. Os aspectos da perversão na clínica psicanalítica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26328
Data do documento: 1-Dez-2021
Aparece nas coleções:Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marina Serigatti de Oliveira.pdf371,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.