Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26323Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Baratojo, Mariana de Mattos | |
| dc.contributor.advisor1 | Gomes, José Agnaldo | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5082661159357729 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2022-06-17T21:01:43Z | - |
| dc.date.available | 2022-06-17T21:01:43Z | - |
| dc.date.issued | 2021-12-01 | - |
| dc.identifier.citation | Baratojo, Mariana de Mattos. A inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26323 | - |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa visa entender o papel da escola no acolhimento institucional das crianças e adolescentes transgêneros, partindo da seguinte pergunta: como se dá a inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola? Para isso, foram levantadas referências da psicologia sobre o tema e material disponibilizado pelo curso “VII Curso de Atualização em Sexualidade, Identidade de Gênero e Orientação Sexual”, do AMTIGOS. A pesquisa evidenciou ainda mais como a população transgênero é, propositalmente, excluída da sociedade e como há um intenso sofrimento psicológico decorrente do preconceito e violência vividos, sofrimento esse que poderia ser drasticamente diminuído se as instituições escolares tivessem educação de gênero e sexual, além de preparo educacional para lidar com o tema e preconceito. O papel da escola e da família ainda é uma questão polêmica para muitos e é discutida neste Trabalho, levando em consideração dados e pesquisas. A visibilidade das crianças e adolescentes transgêneros é de grande importância e ainda apresenta diversas barreiras decorrentes do preconceito | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
| dc.publisher.program | Graduação em Psicologia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Transexuais | pt_BR |
| dc.subject | Transgênero | pt_BR |
| dc.subject | Crianças | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
| dc.title | A inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Graduação em Psicologia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Mariana de Mattos Baratojo.pdf | 641,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

