REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26323
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBaratojo, Mariana de Mattos
dc.contributor.advisor1Gomes, José Agnaldo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5082661159357729pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-17T21:01:43Z-
dc.date.available2022-06-17T21:01:43Z-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.identifier.citationBaratojo, Mariana de Mattos. A inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26323-
dc.description.resumoEsta pesquisa visa entender o papel da escola no acolhimento institucional das crianças e adolescentes transgêneros, partindo da seguinte pergunta: como se dá a inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola? Para isso, foram levantadas referências da psicologia sobre o tema e material disponibilizado pelo curso “VII Curso de Atualização em Sexualidade, Identidade de Gênero e Orientação Sexual”, do AMTIGOS. A pesquisa evidenciou ainda mais como a população transgênero é, propositalmente, excluída da sociedade e como há um intenso sofrimento psicológico decorrente do preconceito e violência vividos, sofrimento esse que poderia ser drasticamente diminuído se as instituições escolares tivessem educação de gênero e sexual, além de preparo educacional para lidar com o tema e preconceito. O papel da escola e da família ainda é uma questão polêmica para muitos e é discutida neste Trabalho, levando em consideração dados e pesquisas. A visibilidade das crianças e adolescentes transgêneros é de grande importância e ainda apresenta diversas barreiras decorrentes do preconceitopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransexuaispt_BR
dc.subjectTransgêneropt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleA inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariana de Mattos Baratojo.pdf641,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.