REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Mariá Rosa
dc.contributor.advisor1Silva, Paulo José Carvalho da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7920003691909144pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-17T21:01:43Z-
dc.date.available2022-06-17T21:01:43Z-
dc.date.issued2020-12-01-
dc.identifier.citationRamos, Mariá Rosa. O lugar simbólico da criança e do adolescente no programa de apadrinhamento afetivo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26322-
dc.description.resumoO apadrinhamento afetivo é uma estratégia voltada a crianças e adolescentes institucionalizados ou em acolhimento familiar, cuja reinserção familiar ou inserção em família substituta são remotas, que visa contribuir com o desenvolvimento integral desses jovens e garantir o direito à convivência familiar e comunitária através da manutenção de vínculos afetivos e duradouros com padrinhos e madrinhas voluntárias. Orientado pelo método psicanalítico de investigação de fenômenos políticos, sociais e culturais, este estudo teve como objetivo investigar o vínculo de apadrinhamento, a fim de compreender os processos subjetivantes e os lugares simbólicos envolvidos e a possibilidade de o programa contribuir para sustentação do jovem no laço social como sujeito de desejo. Para tal, realizou-se uma revisão de literatura na introdução, uma explanação da teoria psicanalítica no que se refere à constituição do sujeito na linguagem e ao fenômeno da adolescência e uma articulação entre o que foi encontrado sobre padrinhos afetivos na literatura e a psicanálise. Foram realizadas entrevistas individuais semidirigidas com dois voluntários adultos participantes do programa realizado pelo Instituto Fazendo História que, posteriormente, foram analisadas, interpretadas e articuladas à teoria psicanalítica de Freud e Lacan. Como resultado das análises constatou-se potencialidades e desafios do programa. Foi identificada a importância de o apadrinhamento proporcionar um lugar de desejo aos jovens e a continuidade da transmissão significante. Como desafios, evidenciaram-se: a necessidade de transformação do anonimato presente na motivação dos padrinhos para com o programa em um desejo nomeado e singularizado, a confusão de papéis de mãe e madrinha e o risco de reatualização da estigmatização. Espera-se que esta pesquisa fomente e subsidie discussões sobre a constituição e sustentação do sujeito do inconsciente e o programa de apadrinhamento afetivo. Mais ainda, que a psicanálise como abordagem teórico-metodológica, volte-se cada vez mais a fenômenos sociais e às políticas públicaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectApadrinhamento afetivopt_BR
dc.subjectLugar simbólicopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleO lugar simbólico da criança e do adolescente no programa de apadrinhamento afetivopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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