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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26322
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Ramos, Mariá Rosa | |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Paulo José Carvalho da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7920003691909144 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-17T21:01:43Z | - |
dc.date.available | 2022-06-17T21:01:43Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-01 | - |
dc.identifier.citation | Ramos, Mariá Rosa. O lugar simbólico da criança e do adolescente no programa de apadrinhamento afetivo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26322 | - |
dc.description.resumo | O apadrinhamento afetivo é uma estratégia voltada a crianças e adolescentes institucionalizados ou em acolhimento familiar, cuja reinserção familiar ou inserção em família substituta são remotas, que visa contribuir com o desenvolvimento integral desses jovens e garantir o direito à convivência familiar e comunitária através da manutenção de vínculos afetivos e duradouros com padrinhos e madrinhas voluntárias. Orientado pelo método psicanalítico de investigação de fenômenos políticos, sociais e culturais, este estudo teve como objetivo investigar o vínculo de apadrinhamento, a fim de compreender os processos subjetivantes e os lugares simbólicos envolvidos e a possibilidade de o programa contribuir para sustentação do jovem no laço social como sujeito de desejo. Para tal, realizou-se uma revisão de literatura na introdução, uma explanação da teoria psicanalítica no que se refere à constituição do sujeito na linguagem e ao fenômeno da adolescência e uma articulação entre o que foi encontrado sobre padrinhos afetivos na literatura e a psicanálise. Foram realizadas entrevistas individuais semidirigidas com dois voluntários adultos participantes do programa realizado pelo Instituto Fazendo História que, posteriormente, foram analisadas, interpretadas e articuladas à teoria psicanalítica de Freud e Lacan. Como resultado das análises constatou-se potencialidades e desafios do programa. Foi identificada a importância de o apadrinhamento proporcionar um lugar de desejo aos jovens e a continuidade da transmissão significante. Como desafios, evidenciaram-se: a necessidade de transformação do anonimato presente na motivação dos padrinhos para com o programa em um desejo nomeado e singularizado, a confusão de papéis de mãe e madrinha e o risco de reatualização da estigmatização. Espera-se que esta pesquisa fomente e subsidie discussões sobre a constituição e sustentação do sujeito do inconsciente e o programa de apadrinhamento afetivo. Mais ainda, que a psicanálise como abordagem teórico-metodológica, volte-se cada vez mais a fenômenos sociais e às políticas públicas | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Apadrinhamento afetivo | pt_BR |
dc.subject | Lugar simbólico | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | O lugar simbólico da criança e do adolescente no programa de apadrinhamento afetivo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Graduação em Psicologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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