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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26257
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Mello, Gabriela Monteiro Kulmann de | |
dc.creator | Andrade, Laura Machado de | |
dc.creator | Gonçalves, Luana Mundek | |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Diogo Cortiz da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6494551464509082 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-17T21:01:18Z | - |
dc.date.available | 2022-06-17T21:01:18Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-01 | - |
dc.identifier.citation | Mello, Gabriela Monteiro Kulmann de; Andrade, Laura Machado de; Gonçalves, Luana Mundek. Como narrativas transmídias podem influenciar o público a ter empatia por um antagonista. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26257 | - |
dc.description.resumo | Em toda obra de ficção, em qualquer formato, uma das características mais marcantes é criar histórias que façam com que o usuário, leitor ou telespectador tenha uma sensação de imersão naquele universo que está sendo apresentado. As narrativas transmídias têm se tornado mais comuns. Isso vem acontecendo, pois desta forma as indústrias conseguem atrair novos potenciais consumidores. Juntamente com isso esse artigo vem discutir e questionar como narrativas transmídias podem gerar empatia por um vilão. Por isso antagonistas engraçados e carismáticos estão cada vez mais presentes em produções como jogos, animações e livros, e isso ocorre pois ultimamente os personagens vêm sendo retratados cada vez mais humanizados. Com isso, a narrativa pode contribuir para humanização e consciência do público ao despertar nele características essenciais de empatia, o afinamento das emoções, e a capacidade de entrar na realidade do personagem, a qual se identifica com o contexto e as experiências individuais. Nesse estudo, analisamos como as narrativas transmídias possibilitam a produção de perspectivas diferentes de uma mesma história para distintas mídias e como influenciam a perspectiva do público, fazendo-o a ter maior empatia pelo antagonista. Sobretudo nossa análise terá como resultado uma narrativa interativa e um quadrinho mostrando a mesma história com pontos de vista diferentes | pt_BR |
dc.description.abstract | One of the most striking features in every work of fiction of any format, is to create stories that make the user, reader or viewer feel a sense of immersion in the universe being presented. Recently, transmedia storytelling has become more common. This is happening because in this way the industries can attract new potential consumers. With this point in mind, this article discusses and questions how transmedia narratives can generate empathy for a villain. For this reason, funny and charismatic antagonists are increasingly present in productions such as games, animations, and books, and this occurs because lately the characters have been portrayed more and more humanized. Therefore, the narrative can contribute to the humanization and awareness of the audience by awakening essential characteristics of empathy, refinement of emotions, and the ability to enter the character's reality, which can be identified within the context of individual experiences. In this study, we analyze how transmedia narratives enable the production of different perspectives of the same story for different media and how they influence public perspectives, causing the public to have greater empathy for the antagonist. Above all, our analysis will result in an interactive narrative and a comic book showing the same story from different points of view | en_US |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Design | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO | pt_BR |
dc.title | Como narrativas transmídias podem influenciar o público a ter empatia por um antagonista | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Graduação em Design |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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