Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26255
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O impacto do design multissensorial na educação imersiva |
Autor(es): | Aoki, Eduardo Hideaki Naka Uchida, Fernanda Maki Koga, Juliana Ayumi Shigeno, Kathleen Yumi |
Primeiro Orientador: | Calegari, Newton Juniano |
Resumo: | O design multissensorial é o ato de projetar experiências que envolvam os sentidos além da visão, envolvendo questões como a percepção de movimentos e propriedades físicas de objetos, assim como a resposta emocional associada aos mesmos. Dessa forma, é evidente a importância do design multissensorial ao projetar aplicações em realidade virtual, devido à sua natureza imersiva. A realidade virtual, por sua vez, é um meio que pode ser adaptado a diferentes estilos de aprendizagem e, portanto, é um tipo de tecnologia que tem potencial para ser explorada no meio educacional. Assim, este trabalho tem como principal objetivo validar a eficácia do uso do design multissensorial, através da realidade virtual, como ferramenta para o método de ensino não tradicional ao auxiliar no ensino de Astronomia para crianças do ensino fundamental, principalmente aquelas que apresentam Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O estudo foi feito através de pesquisas bibliográficas, estudos de caso, entrevistas, testes de usabilidade com um protótipo de baixa fidelidade, que culminou na construção de uma aplicação em realidade virtual. Através disso, foi possível notar que, a implementação do design multissensorial tem potencial para se tornar uma ferramenta que traz benefícios à sala de aula |
Abstract: | Multisensory design is to project experiences that involve senses beyond sight, such as motion perception and objects' physical properties, as well as people's emotional responses regarding those. Therefore, multisensory design is clearly important when projecting virtual reality applications, due to its immersive nature. virtual reality, in turn, is a resource that can be adapted to many teaching styles, thus being a technology with a potential yet to be explored. Accordingly, this work's primary objective is to validate the effectiveness of multisensory design through virtual reality in an educational scenario when teaching children about Astronomy, focusing on those who have presented Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The research went through bibliographic research, case study, interviews and usability tests with a low fidelity prototype, which finally ended in a virtual reality application. Through that, it was possible to note that the implementation of multisensory design in education has potential to become a valuable tool inside the classroom |
Palavras-chave: | Design multissensorial Realidade virtual Usabilidade TDAH Multisensory Design Virtual Reality Usability ADHD |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Design |
Citação: | Aoki, Eduardo Hideaki Naka; Uchida, Fernanda Maki; Koga, Juliana Ayumi; Shigeno, Kathleen Yumi. O impacto do design multissensorial na educação imersiva. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26255 |
Data do documento: | 1-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Graduação em Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eduardo Hideaki Naka Aoki.pdf | 2,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.